Ascom PMSSÉ 

 

Nesta terça-feira (16) a Prefeitura de Sento-Sé através das Secretarias de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca e Planejamento, em parceria com o SEBRAE, levou para a zona rural do município, a realização da palestra ‘Vender para o Governo no Campo’, uma ação do projeto SEBRAE Presente.

 

As comunidades de Piçarrão e Brejo de Fora foram as contempladas com as palestras e aprovaram a iniciativa. “Muito bom saber que podemos vender a nossa produção para o Governo Municipal, e não apenas para o nosso consumo. O momento foi bastante esclarecedor, deixou todos os participantes cientes, e o mais importante foi a entrega do Boleto do Garantia Safra, pois não precisamos nos deslocar para a sede para buscar”, declarou a agricultora familiar de Piçarrão, Gabriela Alves. Já o agricultor familiar de Brejo de Fora, José Alves, considerou a ação essencial para o desenvolvimento dos agricultores familiares. “Foi um momento muito importante, esperamos que aconteça mais vezes, pois é essencial para nos orientar em todo esse processo”, disse o agricultor.

 

Na ocasião, o consultor Rafael Costa, responsável pela condução as palestras, destacou que o principal objetivo da palestra foi fornecer aos produtores locais as noções básicas sobre o processo de comercialização de seus produtos para órgãos públicos, orientando os mesmos sobre a implantação e o desenvolvimento de negócios de forma estratégica e inovadora. “Os agricultores precisam se organizar e ter o conhecimento necessário para participar das chamadas públicas e assim comercializar a sua produção dentro do município, fazendo com que o dinheiro circule aqui mesmo, sem ir para outros municípios, um fato que incentiva o desenvolvimento da economia local. Nosso papel é fazer o agricultor familiar entender que a propriedade rural é uma empresa, e ela tem que gerar lucro”, ressalta o consultor.

 

Os principais tópicos abordados na palestra foram: as principais dificuldades no desafio de vender para o Governo; Agricultura Familiar x Mercado; as vantagens de vender para o governo; além de esclarecimentos sobre os principais programas e iniciativas de compras governamentais e os instrumentos indispensáveis para a comercialização da produção junto ao mercado institucional.

 

O secretário Sandro Jatobá, afirmou que o fornecimento de produtos pelos agricultores locais gera renda no município. “A aquisição direta de produtos da agricultura familiar, melhora a qualidade de vida do povo sentoseense, ao mesmo tempo em que desenvolve o município, uma vez que gera renda para as famílias”, disse o secretário.

 

As palestras aconteceram no turno da manhã em Piçarrão e no turno da tarde em Brejo de Fora, tiveram o apoio do vereador Robinho e atraiu cerca de um mil agricultores familiares da região. Além das palestras a Secretaria também realizou a entrega dos boletos do Garantia Safra 2021/2022 das localidades.