Palestra discute a importância da Uneb de Juazeiro para o desenvolvimento da região norte da Bahia nesta quinta-feira (25)

Ascom/Uneb

Professores, alunos e técnicos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Campus III, em Juazeiro, estarão reunidos nesta quinta-feira (25) para participar de uma palestra que vai discutir sobre a atual situação das instituições de ensino superior. O evento acontece no Auditório Multimídia do Departamento de Ciências Humanas (DCH), a partir das 16h, e é aberto para toda comunidade.

A palestra também pretende discutir sobre a importância da Uneb para o desenvolvimento das cidades, com foco no Campus III que atende estudantes de diversos municípios da região norte da Bahia. O DCH e o Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) dispõem de seis cursos de graduação (Jornalismo, Pedagogia, Direito, Engenharias Agronômica e de Bioprocessos e Administração), além de três programas de Mestrado e dois de Doutorado.

O Campus de Juazeiro segue firme com uma programação de atividades e ações de mobilização em apoio a greve docente, que já dura mais de 15 dias. Recentemente uma carta convite, protocolada em 15 de abril, foi entregue nos gabinetes dos deputados Zó (PCdoB), Marcellino Galo (PT), Paulo Rangel (PT), Roberto Carlos (PDT) e Tum (PSC), convidando os parlamentares a participar do evento nesta quinta-feira. Marcelino Galo respondeu de imediato, mas confirmando a presença em data oportuna. Zó prometeu ver um espaço na agenda.

O movimento docente aguarda os demais deputados responderem a solicitação e disponibilizar uma data para que os parlamentares discutam a importância da universidade na região.

Programação

Alguns estudantes e professores do Campus III participam, também nesta quinta-feira, de um ato unificado das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Uebas) em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, no Campo Grande, em Salvador. Os manifestantes pedem que o governador Rui Costa (PT) negocie e atenda as reivindicações da categoria docente.

Na próxima sexta-feira (26), vai ser realizado, a partir das 8h, um café da manhã com a imprensa local e regional. Professores que participaram da assembleia geral nesta quarta-feira (24) passarão os informes sobre os encaminhamentos da greve. O encontro será no Auditório Multimídia do DCH.