Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

O prefeito Paulo Bomfim ganhou o prêmio Prefeito Amigo da Criança, gestão 2017-2020, uma iniciativa da Fundação Abrinq que reconheceu as boas práticas, a vontade política e a capacidade do município de Juazeiro de promover ações e políticas públicas que priorizam a infância e a adolescência, contribuindo para a melhoria de indicadores importantes para este público.

Nesta 6ª edição do PPAC, 125 prefeitos e prefeitas foram reconhecidos pelo programa, e na Bahia, além de Juazeiro, outros oito municípios baianos também foram premiados, como: Uauá, Camaçari, Itambé, Irecê, Vitória da Conquista, Várzea da Roça, Mutuípe e Conceição do Jacuípe.

Feliz com a premiação, o prefeito Paulo Bomfim destacou que este é um reconhecimento importante dos esforços e iniciativas que vem sendo implementados pela sua gestão em diversas áreas, na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

“Avançamos muito fortalecendo os mecanismos de proteção, implementando políticas públicas e investimentos em melhorias na saúde, educação, bem estar e proteção desse público, que é o futuro do nosso país. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo, uma gestão humanizada e que busca o desenvolvimento e contribui com a melhoria de vida das nossas crianças e adolescentes. Quero parabenizar a Fundação Abrinq por este programa importante e agradecer a toda a minha equipe pelo trabalho de excelência realizado durante esses quatro anos da nossa gestão”, ressaltou Paulo Bomfim.

Entre os fatores que propiciaram o prêmio Prefeito Amigo da Criança ao prefeito de Juazeiro está o aumento de na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa pré-escola), de 79,8% para 92,2%, em 2019.  A Prefeitura de Juazeiro se destacou também no aumentando de docentes com ensino superior de pré-escolas públicas municipais, de 54,30%, para 95,50%, em 2019, além do aumento de docentes com ensino superior completo de creches públicas municipais, de 71% para 92,1%.  A Fundação Abrinq ainda evidenciou o aumento no percentual de nascidos vivos, cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal, de 58,7% para 64%, em 2019, entre outros avanços.

A secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves, pontuou que Juazeiro conseguiu avançar muito na Educação nos últimos anos, a exemplo do IDEB, que passou 2.7 para 5.4, a construção novas EMEIs, o que possibilitou a ampliação no atendimento na educação infantil, de 3 mil para 12 mil alunos, a reforma e climatização de 110 unidades escolares, das 137 existentes, diminuição da evasão escolar, entre outros avanços.

“Queremos agradecer à Fundação ABRINQ por este importante Programa, parabenizar Paulo Bomfim pela conquista e reforçar que o prefeito tem trabalhado incansavelmente na promoção de uma educação de qualidade e inclusiva, com garantia de acesso em todas as etapas da educação básica e na qualidade de vidas das crianças e adolescentes da nossa cidade”, afirmou Lucinete.

A articuladora do programa em Juazeiro Miranery Amorim, representante da SEDUC, explicou que os gestores que aderiram ao programa inscreveram iniciativas e ações em 8 eixos, voltados a promoção de vida saudável, acesso à educação de qualidade, proteção, protagonismo, redução de risco de desastres naturais e migração, processos de “estão, desenvolvimento sustentável e primeira infância. “O prefeito Paulo Bomfim está de parabéns, desenvolveu políticas voltadas às crianças e aos adolescentes e contribuiu para a melhoria de indicadores importantes para este público e recebeu o reconhecimento de Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq”, finalizou.