Plantio de mudas marca abertura oficial das atividades da campanha ‘Vire Carranca’ em Juazeiro Bahia

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

A abertura oficial das atividades da campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’, em Juazeiro Bahia, foi marcada na tarde deste domingo (02), pelo plantio de mudas de árvores nativas. O evento realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CCBHSF) em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, contou com a participação do prefeito Paulo Bomfim, do coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco Julianeli Tolentino, diversas autoridades, secretários municipais, professores, alunos e comunidade e aconteceu no Vaporzinho, localizado na Orla II.

O prefeito Paulo Bomfim fez questão de plantar uma muda de Caraibeira e destacar que este momento é marcante, por mobilizar a população juazeirense para a preservação do Rio São Francisco. “Convido todo o povo de Juazeiro para abraçar esta campanha que começa oficialmente hoje e não tem dia para acabar. Precisamos cuidar ainda mais do nosso Velho Chico. A revitalização e preservação do Rio São Francisco é um compromisso da nossa gestão que vem desenvolvendo várias ações como: a construção do Parque Fluvial, que está revitalizando parte da margem do rio em nosso município, a implantação do aterro sanitário, que coibiu a ida do chorume para as águas do Rio, o alcance da marca de 86% de saneamento da sede da cidade, tudo isso com um único foco que é Virar Carranca para defender o Velho Chico”, destaca o prefeito Paulo Bomfim.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Jadson Barros, até o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, cerca de 300 mudas de plantas nativas serão plantadas na margem do Rio São Francisco juazeirense. “Durante toda a programação do ‘Eu viro carranca para defender o Velho Chico’ a equipe técnica da SEMAURB estará presente realizando não só o plantio de mudas com a participação da comunidade, mas também ações educativas com foco na preservação”, explica o secretário Jadson Barros.

Para o coordenador da CCR Julianeli Tolentino o engajamento da cidade de Juazeiro em defesa do Rio São Francisco foi bastante produtiva. “Excelente a adesão do município de Juazeiro à Campanha ‘Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico. O desenvolvimento da nossa região está atrelado à qualidade de vida da Bacia do São Francisco, então envolver toda a comunidade é extremamente importante para proteger esse importante manancial que é o Rio São Francisco”, ressalta Tolentino.

José Francisco Soares, vendedor ambulante salienta a importância da realização de eventos como esse. “Esta é uma ocasião de muita alegria e comemoração. Pudemos aqui ver as crianças, jovens e adultos participando e aprendendo sobre a preservação. Temos que agradecer ao prefeito por aderir a essa campanha e investir na preservação desse Rio tão importante não só para nós juazeirenses, mas todos os brasileiros”, observa o cidadão.

A abertura oficial contou ainda com a saída de caiaques no cais da cidade, chamando a atenção da comunidade ribeirinha. Em seguida, atores da Trupe Novo Ato apresentaram um espetáculo cantado, resgatando estórias e lendas da cultura regional, o grupo ‘Afoxé – Filhos de Zaze’ animou a platéia com sua musicalidade e finalizando a programação do domingo, os artistas Rogério Leal e DJ Candite cantaram, com o movimento ‘Eu, Você e João’, vários sucessos da MPB ligados à temática.

Nesta segunda-feira (03) a programação prossegue a partir das 9h com visitas guiadas de alunos das escolas municipais e a partir das 17h acontece uma apresentação cultural do Samba de Veio do Rodeadouro.

A campanha – A criação de uma data comemorativa em nome do Rio São Francisco próxima ao Dia Mundial do Meio Ambiente é uma estratégia que marca para sempre a importância do Rio na vida de milhares de brasileiros e contribui para mobilizar a sociedade em prol de sua revitalização. O dia 03 de junho, Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), e coloca o Velho Chico para sempre no calendário brasileiro de eventos.

A campanha ‘Eu viro carranca para defender o Velho Chico’, foi lançada em 2014 para divulgar a data, tem como ícone o maior símbolo do rio São Francisco: a carranca. A ideia é chamar a atenção de todos para os graves problemas enfrentados pelo Rio e sua Bacia, e para a necessária e urgente revitalização, a fim de que o Velho Chico continue alimentando a vida e a esperança dos 18 milhões de brasileiros que dependem de suas águas.