Postos de Saúde estão preparados para atender a população de Juazeiro

Por Fabiana Diniz/SESAU

Promover e proteger a saúde, prevenir, diagnosticar e tratar doenças, reabilitar e reduzir danos são alguns dos objetivos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a do João XXIII – umas das 54 em funcionamento em Juazeiro, tem cumprido com seu papel garantindo o acesso da população a uma saúde de qualidade.

Nesta segunda-feira (03), a dona de casa Jamile dos Santos, moradora do bairro Jardim Vitória procurou os serviços da unidade, disse que já é atendida pelo posto de saúde há vários anos e, sempre que precisou teve retorno imediato. “Hoje vim vacinar meu filho contra o sarampo e fui uma das primeiras atendidas, mas já busquei o posto em outras ocasiões como consulta pediátrica e também consegui retorno. Para mim, tem sido sempre satisfatório o atendimento aqui”, afirmou.

Outra que buscou o posto de saúde do João XXIII nesta segunda-feira foi a dona de casa Sonileide da Silva que teve seu filho há pouco mais de uma semana na maternidade de Juazeiro e buscou a unidade para alguns serviços. “Vim fazer o teste do pezinho do meu filho e retirar os pontos da minha cirurgia. Fiz todo o meu acompanhamento de pré-natal através da SUS, tive todas as orientações que precisei e todo o atendimento tem sido muito tranquilo para mim”, disse a dona de casa.

A enfermeira Jecilda Peixoto alerta para a importância da realização do teste do pezinho nos primeiros dias de vida do bebê. “Quanto mais cedo for feito melhor, pois sendo detectada alguma alteração iniciamos logo o tratamento para que possamos evitar maiores complicações. Importante destacar que hoje todas as nossas unidades realizam este exame e havendo necessidade é feito todo acompanhamento com o bebê e sua família”, destacou.

O superintendente de Atenção Básica, Gilberto Libório, ressalta que os postos do município estão preparados para atender à população. “Temos uma rede de assistência de alta qualidade que deve ser buscada pela população. Por isso, orientamos que antes de procurar UPA, maternidade ou qualquer unidade de pronto atendimento, o paciente procure a UBS de seu bairro, pois lá será acolhido por uma equipe multiprofissional e apenas havendo necessidade ele será encaminhado para uma unidade hospitalar”, pontuou.

Para ele, dessa forma o paciente é bem assistido tendo uma linha de cuidado com início, meio e fim. “No posto de saúde o paciente tem um prontuário onde são anotadas todas as suas queixas, são solicitados exames e marcada data de retorno, é um atendimento muito mais cômodo para o paciente. Assim, conseguimos tratar as doenças e não apenas as dores como nos hospitais e deixamos a urgência apenas para casos graves”, completou.

Os principais serviços oferecidos nos postos de saúde são: consultas médicas, vacinas, atendimento de enfermagem, curativos, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.