Por Fabiana Diniz/SESAU

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria da Saúde (SESAU) informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza que seria encerrada nesta terça-feira foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 24 de julho. As vacinas continuarão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde da sede e interior, disponibilizadas para todos os públicos alvos contemplados ao longo da campanha e também para profissionais de serviços essenciais e população em geral em datas preestabelecidas.

A partir desta quarta-feira (01), a aplicação das vacinas será da seguinte forma: até o dia 10 de julho público alvo já contemplado anteriormente; a partir do dia 13 de julho, profissionais de serviços essenciais, que devem apresentar comprovante de vínculo trabalhista ativo como  carteira de trabalho ou contrato de trabalho e a partir do dia 20 de julho a população em geral. A SESAU ressalta que estes públicos serão contemplados conforme estoque final da vacina disponível no município.

Dentro do público alvo inicial, que deve procurar os postos de saúde a partir de amanhã, estão idosos e profissionais de saúde, funcionários do sistema prisional, população indígena e a privada de liberdade, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e outras clínicas especiais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), mulheres grávidas, mães no pós-parto, jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiências.

Na sede, a vacinação acontece nos postos de saúde nos dois turnos e na zona rural no período da manhã. A SESAU lembra que para realizar a imunização é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação, caso não disponha desta última, os profissionais da unidade emitirão na hora.