Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

A abertura do ano letivo 2019 da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, realizada pelo prefeito Paulo Bomfim e a secretária de Educação e Juventude Lucinete Alves foi marcada por muita animação, música, premiações e novidades para a Educação de Juazeiro. O evento reuniu mais de 2 mil profissionais da Educação, no Colégio Paulo VI, além de autoridades, pais e alunos.

Com o tema ‘Minha Escola, Meu Lugar’, o evento contou com apresentação do jogral com estudantes do Paulo VI, premiações dos educadores, equipes gestoras e funcionários das escolas municipais que foram destaque em 2018, através do ‘Prêmio Juazeiro Educação Nota 10’, entre outras novidades.

O prefeito Paulo Bomfim recebeu os educadores com muita animação, cantando uma música de carnaval, juntamente com o cantor e artista Alan Cleber, fazendo o público dançar. “Iniciamos mais um ano letivo com esse belíssimo evento organizado pela SEDUC. A Educação de Juazeiro continua avançando a cada dia, e nos últimos 10 anos dobramos a nota do IDEB de 2.7 para 5.4 – é a primeira entre as 10 maiores cidades da Bahia. Em 2019 vamos avançar ainda mais para cuidar melhor dos nossos alunos”, garantiu o prefeito.

O palestrante e professor Jayse Ferreira, escolhido em 2019 como um dos 50 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize – considerado o Nobel da Educação, contou um pouco da sua história como educador e evidenciou que o professor da rede pública pode sim desenvolver projetos inovadores, que farão a diferença na vida dos seus alunos.

“Fiquei muito feliz em ser convidado para participar deste evento maravilhoso da rede de Juazeiro, que é destaque pelo trabalho incrível que realiza e de contar um pouco de minha trajetória e experiências como professor da rede pública. Eu trabalho muito com o protagonismo juvenil, chamo o aluno para produzir junto comigo, e isso tem feito a diferença na vida dos meus alunos. Além disso, proporciona o reconhecimento do meu trabalho em 2014, 2017 e 2018 no Prêmio Professores do Brasil”, contou o palestrante.

O ‘Prêmio Juazeiro Educação Nota 10’, instituído pela Lei N°2.805/ 2018, premiou em espécie os educadores e funcionários das escolas municipais, destaque em 2018. Receberam premiações os professores, secretário escolar, coordenador pedagógico, gestor, vice-gestor, auxiliar de serviços gerais, merendeira, agente de portaria, auxiliar administrativo, digitador e articulador, auxiliar de sala, auxiliar de atendimento educacional especializado, mãe social e servidor readaptado.

“É com muita alegria que participamos de mais uma Jornada Pedagógica e esse momento vem para trazer essa energia maravilhosa, para iniciarmos os trabalhos junto aos nossos alunos. Depois de uma semana de formação, já recebemos os professores na escola e começamos a corrida pelo IDEB 2019, que é o nosso foco esse ano com a Prova Brasil. Fomos recebidos com muita animação pela equipe da SEDUC, ganhamos o Prêmio Juazeiro Educação Nota 10, Só temos a agradecer”, disse a gestora Cida Miranda, da Escola Argemiro José.

“O ano de 2019 será marcado por inovações, a exemplo da implantação da pré-matrícula online. A Jornada é esse momento festivo para recebermos essa equipe maravilhosa da nossa rede, homenagear e premiar os profissionais destaques em 2018. Agradecemos ainda àqueles que se desdobram dentro e fora da sala de aula para que a aprendizagem aconteça num clima de harmonia e bem estar para os nossos alunos”, destacou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves.

Participaram também do evento o presidente da Câmara de Vereadores Alex Tanuri, o presidente da APLB Gilmar Nery e secretários de Governo.