Por Gardennia Garibalde/SEDUR

A obra da construção dos quiosques do Parque Fluvial de Juazeiro, localizada na Orla 2, segue dando forma aos 5 módulos que vão abrigar os 10 espaços padronizados. Os serviços estão em andamento, dentro de um ritmo acelerado e foram vistoriados pelo prefeito Paulo Bomfim, nesta quarta-feira (1º). A intervenção é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, que está sendo executada pela Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

Sempre atento a todos os detalhes da obra e ouvindo cada sugestão dos trabalhadores, o prefeito Paulo Bonfim percorreu toda a área da intervenção em andamento e mostrou-se satisfeito com o andamento. “Essa tem sido uma das marcas da nossa gestão, acompanhar todas as obras, ouvir a opinião do povo e garantir que tudo está dando certo. Não tenho dúvidas que ao final dessa obra o povo de Juazeiro vai ficar feliz por ter uma Orla de cara nova, pois o Parque Fluvial já está deixando a nossa Juazeiro mais bonita, mais estruturada, preservando o nosso Rio São Francisco e vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais a vida do nosso povo”, ressalta o prefeito .

O presidente da Associação dos Barraqueiros da Prainha da Marinha, Magno Araújo, fez questão de acompanhar a visita do prefeito à obra, para agradecer o empenho da gestão municipal em realizar a concretização deste sonho dos barraqueiros. “Hoje estou aqui para agradecer primeiramente a Deus e depois ao prefeito Paulo Bomfim, que prometeu e está cumprindo. Muitos diziam que não ia acontecer, mas está aqui, é uma realidade, é um espaço que não é do prefeito, não é meu, mas é de toda população juazeirense. É a realização de um sonho para muitos pais de família que tiram o seu sustento do comércio através das antigas barracas e agora vamos passar a ter toda uma estrutura, para oferecer um serviço com toda a qualidade que a população merece”, declara Magno Araújo.

De acordo com a engenheira da SEDUR, Nathalia Araújo, estão em construção 5 blocos e cada um deles comporta dois quiosques padronizados e dois banheiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência e instalações elétricas e hidrosanitárias. “Toda a parte de alvenaria está concluída, hoje estamos finalizando a concretagem das lajes de cobertura e paralelo também estamos executando os serviços de acabamento como reboco, para em seguida iniciarmos o revestimento e a pintura”, explica a engenheira.

Parque Fluvial – fruto de uma parceria da Prefeitura de Juazeiro com o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari, uma extensão de aproximadamente 2 Km.

Toda a extensão já recebeu academias da saúde, parques infantis, pista de skate, pista de Cooper, ciclofaixa em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, nova iluminação em LED, paisagismo e substituição do antigo guarda corpo por uma releitura da antiga balaustrada. A obra ainda vai receber um terminal hidroviário e um atracadouro náutico para ordenar a área dos caiaques.