Prefeito Paulo Bomfim comemora a chegada da Policlínica Regional, inaugurada em Juazeiro

Raphael Leal/Ascom

Nesta terça-feira (30), o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, comemorou com os juazeirenses e toda a região Norte a inauguração da Policlínica Regional de Saúde, que vai beneficiar os 10 municípios do Território do Sertão do São Francisco. A solenidade contou com a presença do governador Rui Costa, dos senadores Otto Alencar, Ângelo Coronel e Jaques Wagner, além de deputados estaduais e federais, prefeitos de diversas cidades, vereadores locais e municípios vizinhos e lideranças políticas, além de grande participação popular.

Para Rui Costa, Juazeiro é um Pólo Regional e por isto é a cidade que recebe este equipamento. Ele também ressaltou que a Policlínica não é um hospital, mas a continuidade dos serviços da Atenção Básica, oferecidos nos Postos de Saúde. Ele também destacou a participação do prefeito de Juazeiro na realização da obra. “Quero agradecer ao prefeito Paulo Bomfim e em seu nome agradecer a todos os prefeitos da região. Isso não seria possível sem a parceria, sem a ajuda dos gestores que acreditaram neste projeto. E Paulo acreditou desde o início. Hoje é uma realidade”, destacou Rui Costa.

Durante a inauguração, Paulo Bomfim relembrou que é um pleito antigo da população juazeirense e da região. “Eu e Drª. Dulce assumimos o compromisso com a população de que Juazeiro teria um equipamento como este. Conversei com o Governador e ele nos atendeu e vai atender a todo o Território. Então, continuamos na parceria firme com o Governo do Estado. Como gestor, estou muito feliz e orgulho em estar comemorando este extraordinário equipamento de saúde para melhorar os serviços em saúde que já oferecemos”, comemorou o prefeito.

Quem também comemorava era a secretária da Saúde de Juazeiro. “Aqui serão feitos exames complementares, teremos especialidades médicas, assistência ao pé diabético. Sem dúvida, a Policlínica Regional vai somar à assistência da nossa população. É uma demonstração do compromisso do governo da Bahia com a saúde da sociedade”, declarou Fabíola Ribeiro.

A partir desta quarta-feira (31), a Policlínica em Juazeiro passará a atender a população com uma equipe formada por 71 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos. Ônibus equipados com ar condicionado e internet wi-fi realizarão o transporte dos pacientes que moram nos municípios vizinhos.

Rastreamento do câncer e ambulância

Durante a inauguração, o governador também fez a entrega da unidade móvel do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama. A iniciativa é resultado da parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesab), o Instituto Avon e a Fundação Pio XII, entidade mantenedora do Hospital de Amor, de Barretos. Rui Costa também entregou ao município de Juazeiro uma ambulância, fruto de uma emenda parlamentar do deputado estadual Zó.