Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Em clima natalino e de muita emoção, o prefeito Paulo Bomfim inaugurou na noite desta sexta-feira (11), a Estação do Saber José Carlos Tanuri, uma obra esperada há décadas pela população de Juazeiro. No antigo prédio abandonado por anos funcionava a estação ferroviária, que agora foi totalmente revitalizado e transformado em um espaço que atenderá centenas de alunos do ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino.

O prefeito agradeceu e parabenizou a secretária Lucinete Alves e sua equipe pelo excelente trabalho desenvolvido na Educação durante os quatro anos de sua gestão. “Uma sexta-feira marcada por uma grande obra entregue à população, mais um sonho realizado dos juazeirenses. A Estação agora é um espaço público que vai oferecer uma estrutura e um ensino de qualidade aos alunos da rede municipal, além de cultura e lazer. Trabalhamos muito por Juazeiro em todas as áreas, e realizamos inúmeras obras que vão ficar para a história dessa cidade, a exemplo da revitalização da Orla II, com o Parque Fluvial, a construção da Policlínica e do Hospital do Câncer, em parceria com o governador Rui Costa, a construção de quatro escolas nos residenciais do Minha Casa Minha Vida, a construção de Escolas de Tempo Integral na zona rural. A Estação do Saber José Carlos Tanuri é mais um marco da nossa gestão, que sempre trabalhou com foco em melhorar a vida das pessoas, e tornou a educação do município a melhor da Bahia”, destacou.

Paulo falou também sobre a merecida homenagem ao ex-presidente da Câmara de Vereadores, que faleceu no mês passado. “José Carlos Tanuri trabalhou muito por Juazeiro, contribuiu com desenvolvimento da cidade quando foi vice-prefeito, nos mandatos de vereador e como cidadão juazeirense. Quero parabenizar e agradecer a toda família Tanuri”, finalizou.

Durante a solenidade, o público se emocionou com a apresentação do Coral da SEDUC e dos alunos, com canções natalinas. “O prefeito Paulo Bomfim realizou mais um sonho da população de Juazeiro e eu só tenho a agradecer ao prefeito pela confiança e à minha equipe da SEDUC por preparar este momento da entrega desta importante obra que vai beneficiar centenas de alunos. A Estação será agora um espaço rico em aprendizagem, onde as crianças do ciclo de alfabetização serão estimuladas a vivenciar experiências que irão favorecer a criatividade, a relação com o outro, a expressão através de diversas linguagens e a experimentação cientifica”, explicou a secretária Lucinete.

“Estou muito feliz e emocionada com essa obra. Moro aqui pertinho da Estação há mais de 30 anos e nunca vi um espaço tão lindo como esse. Lembro que era perigoso passar pelo prédio da antiga estação, um lugar abandonado e horrível bem na entrada da cidade. Agora é uma alegria e um orgulho para todos os juazeirenses, para os turistas e para nós moradores aqui do bairro. O prefeito está de parabéns por cuidar muito bem da nossa cidade”, disse a moradora do bairro Piranga, Ana da Silva.

Representando todos os familiares presentes, o presidente da Câmara e Vereadores, Alex Tanuri agradeceu aos vereadores e ao prefeito pela homenagem a seu pai. “Meu pai amava essa terra, trabalhou muito por Juazeiro e tenho certeza que está guardado no coração dos juazeirenses. Era uma entusiasta da educação pública, é uma homenagem merecida, e nós da família só temos que agradecer”, ressaltou. José Carlos Tanuri foi homenageado também pela família com uma escultura do artista plástico Ledo Ivo.

Participaram do evento o deputado estadual, Crisóstomo Lima, os vereadores da base aliada do Governo, secretários de governo, professores, gestores, pais, alunos e moradores dos bairros do entorno.