Por Ramáiana Leal/ SECULTE

Nesta sexta-feira (31), no Grande Hotel de Juazeiro, aconteceu a final do 1° Festival Gastronômico Delivery, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária. O prefeito Paulo Bomfim participou, prestigiando o evento.

O Festival, que teve início no mês de maio e movimentou 23 restaurantes e lanchonetes da cidade que concorriam nas categorias: Comida Regional e Oriental, Massas, Sanduíche e Sobremesa, tinha o objetivo de incentivar a venda do comércio culinário, fomentando a geração de emprego e renda no novo cenário econômico, causado pela pandemia do novo coronavírus. E na final, contou com a avaliação dos jurados Chef Ugo César, Chef Carol Meira, Chef Edson Silva, a Gestora de Projetos do Sebrae, Renata Farias e a representante do Conselho Municipal de Turismo, Lúcia Rego.

O prefeito Paulo Bomfim agradeceu a participação dos estabelecimentos e parabenizou a todos que fizeram o Festival acontecer. O Festival foi um grande sucesso e nós nos sentimos felizes por atingir nosso objetivo. Percebemos o momento delicado para o comércio gastronômico, causado pela pandemia e pensamos em ajudar os empresários. Com o festival, conseguimos aquecer a economia do ramo gastronômico e valorizamos esse segmento. Os pratos foram avaliados pelos jurados e receberam certificados de participação, com notas atribuídas. Participantes, organização e comunidade juazeirense estão de parabéns pelo sucesso do evento. E nós vamos continuar atentos, trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, conclui o prefeito Paulo Bomfim.

Seguindo o protocolo de segurança, para que não houvesse aglomeração, o evento contou com uma representante dos empresários, Sara Peixe, e alguns servidores municipais. “Percebemos que tudo foi organizado para não ter aglomeração. O prefeito e equipe estão de parabéns pela iniciativa e organização do Festival. Esperamos continuar contando com o apoio do município na divulgação e com a comunidade”, disse Sara.

Reconhecido na região Sanfranciscana por seu talento, o Chef Ugo César elogiou o evento. “Foi uma ideia extraordinária. Movimentamos esse comércio, que está tão parado e incentiva a melhorar o serviço, a comida e movimentar o mercado gastronômico. A comida está condizente com a região, tudo muito bom, maravilhoso”, avaliou.

A gestora de Projetos do Sebrae, Renata Farias, lembrou que vive-se um momento onde é preciso gerar estímulo no consumidor e nas empresas. “Vejo no Festival uma forma de gerar visibilidade para essas empresas, estimular o profissionalismo no delivery, na embalagem, logística, parceria para entrega. Entender o que o consumidor quer encontrar, entender o visual da comida. Queremos receber em casa um mimo, um recadinho, uma embalagem bonita. Isso gera estímulo para consumir mais naquele estabelecimento. E fazendo essa degustação hoje, pudemos ver o quanto as empresas se empenharam nesse sentido pelo prazer do consumidor em consumir em casa. A Prefeitura de Juazeiro sai na frente de muitas outras e está de parabéns”, afirmou Renata.