Prefeito visita obras da Escola Estação do Saber em Juazeiro

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Nesta segunda-feira, 09, o prefeito Paulo Bomfim, acompanhado da secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves e comitiva visitou as obras da Escola Estação do Saber, prédio histórico da antiga Estação Ferroviária no bairro Piranga, em Juazeiro. A nova unidade escolar, que está em fase de conclusão, terá um significado relevante para a construção da educação integral das crianças no ciclo de alfabetização.

“Fico muito feliz e satisfeito em começar a semana visitando esta belíssima obra, que é um marco histórico para Juazeiro. O trabalho está sendo feito com muito zelo. Em breve, a Educação de Juazeiro ganhará este equipamento, que vai levantar a autoestima do juazeirense, atrair turistas e fortalecer ainda mais a Educação do nosso município”, declarou Paulo Bomfim.

A unidade escolar irá funcionar no térreo do prédio, com quatro salas de aula, sala de atendimento educacional especializado (AEE), sala de professor, refeitório, cozinha, banheiros com acessibilidade, proporcionando conforto e segurança para os alunos e toda equipe escolar. “No 1º andar estamos fazendo um auditório com capacidade para quase 100 pessoas. A Estação do Saber está ficando linda e em breve o prefeito vai entregar este importante equipamento público, tão sonhado pela população e que faz parte da história de Juazeiro”, comemorou a secretária Lucinete.

A arquiteta da SEDUC, Hanna Santos informou que essa 1ª etapa da obra, abrange a reforma do prédio histórico, impermeabilização estrutural, instalações elétricas, sistema de cabeamento estruturado, sistema de combate contra incêndio, iluminação externa com lâmpada de LED, instalação de gradil, calçada em pavimento intertravado e guarita. “Além de realizarmos a reforma geral do prédio, estamos preservando as construções originais. O piso de época será mantido, de modo que seja possível preservar a história. Já iniciamos a parte de acabamentos e em breve tudo ficará pronto”, garantiu.

A equipe pedagógica também está animada com as instalações do novo prédio. “A Estação do Saber será um espaço rico em aprendizagem, onde as crianças serão estimuladas a vivenciar experiências que favorecerão a criatividade, a relação com o outro, a expressão através de diversas linguagens e a experimentação cientifica. Terá um significado relevante para a construção da educação integral”, afirmou a superintendente pedagógica da SEDUC, Cristine Hermenegildo.

Na segunda etapa da obra, a área externa da Escola Estação do Saber será beneficiada com espaços recreativos, anfiteatro, parque infantil, estacionamento, arborização, além de um trenzinho onde as crianças poderão fazer passeios na área do entorno do prédio.