Prefeitura de Juazeiro alerta sobre a manutenção da proibição de festas e shows na cidade

ASCOM PMJ

Com a proximidade dos feriados da Independência do Brasil e de Nossa Senhora das Grotas, comemorados, respectivamente nos dias 7 e 8 de setembro, a Prefeitura de Juazeiro alerta a população que as festas continuam proibidas no município.

A decisão do governo municipal em manter a suspensão de realização de shows e festas é baseada no mais recente decreto estadual, acatado pela Prefeitura, que prorrogou até o próximo dia 10 de setembro as medidas de prevenção à pandemia em toda Bahia. Desta forma só estão autorizados apenas eventos e atividades com público de até 500 pessoas, como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, passeatas, funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins.

A realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, segue proibida, em toda Bahia, até 10 de setembro.

A Prefeitura, através da Procuradoria Geral do Município, esclarece que com relação aos bares e restaurantes, está liberada a apresentação de música ao vivo, ficando permitida somente a formação vocal e instrumental com até dois integrantes para ambientes fechados e com quatro integrantes para ambientes abertos, sendo que apenas o vocalista da formação está dispensado do uso de máscara durante a apresentação e o estabelecimento deve respeitar o limite da intensidade de som permitida, além de proibir atividades interativas, como dança, por exemplo, durante as apresentações musicais.

A Procuradoria Geral do Município reforça que, qualquer evento dançante que acarrete em aglomeração, será configurado como festa clandestina e estará desrespeitando as normas estabelecidas tanto em âmbito estadual quanto municipal. Esclarece ainda que, embora grande parte da população da cidade já esteja vacinada e a taxa de internação hospitalar provocada pela Covid-19 tenha caído, a pandemia não terminou. Portanto, os protocolos sanitários ainda continuam em vigor e devem ser seguidos por todos, para evitar que o contágio pelo novo coronavírus volte a crescer no município.

A fiscalização aos estabelecimentos que insistem em promover festas continua sendo realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Guarda Municipal e Polícia Militar. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (74) 3612-3581 (Semaurb), 153 (Guarda Municipal) e 190 (PM).