Prefeitura de Juazeiro celebra Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco e Dia Nacional da Educação Ambiental com ações de conscientização

0
104
Texto: Ascom Semaurb – PMJ

Nesta segunda-feira, 3 de junho, Juazeiro se une a milhares de brasileiros na celebração do Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco e do Dia Nacional da Educação Ambiental. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), destaca a importância da preservação do rio e promove a conscientização ambiental entre os cidadãos.

O Rio São Francisco, conhecido como “Velho Chico”, é a principal fonte de água para milhões de brasileiros, percorrendo mais de 2.800 km e irrigando nove estados, incluindo a Bahia. Em Juazeiro, a Semaurb tem implementado diversas medidas para proteger o Rio São Francisco, incluindo programas de reflorestamento das margens, monitoramento da qualidade da água e campanhas educativas voltadas para a população ribeirinha para este rio, que é símbolo da cultura e identidade local.

No Dia Nacional da Educação Ambiental, a Semaurb reforça seu compromisso com a formação de uma consciência ecológica sólida na comunidade. De acordo com o secretário da Semaurb, Islédio Bandiera, a educação ambiental surge como ferramenta fundamental para garantir a preservação do Rio São Francisco e de todo o meio ambiente. “Através da educação, podemos conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental, promover mudanças de comportamento e construir um futuro mais sustentável”, destacou.

Durante todo o ano, a Semaurb em parceria com escolas e comunidade local, realiza plantios de árvores em áreas urbanas, palestras educativas, abordando temas como reciclagem, conservação dos recursos hídricos e a importância da biodiversidade. No Quiz Ecológico as pessoas podem testar seus conhecimentos sobre o meio ambiente de maneira divertida e interativa. Além disso, são realizadas blitz ecológicas em pontos estratégicos da cidade, distribuindo material informativo e conscientizando motoristas e pedestres sobre práticas sustentáveis e brincadeiras lúdicas para o público infantil que ensinam sobre a importância da preservação ambiental de forma divertida, como oficinas de reciclagem e jogos educativos.