Mayane Santos - Ascom PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), iniciou nesta terça-feira (07), a distribuição gratuita de almoços nos Restaurantes Populares do Centro e do João Paulo II das 11h30 às 14h. Cada unidade vai distribuir 500 almoços por dia. O objetivo da ação é amenizar os efeitos sociais da pandemia da Covid-19 para a população vulnerável socialmente. Anunciada no dia 06 de julho pelo Prefeito Paulo Bomfim, a nova medida está funcionando nas duas unidades do município, atendendo a população também aos sábados e domingos.

De acordo com o gerente de Segurança Alimentar, Carlos Santana, essa mudança tem como objetivo auxiliar a população nesse momento de pandemia. “A receptividade tem sido boa. São quentinhas servidas de maneira segura e que também atenderá a população nos finais de semana”, afirma. Antes da nova medida, as refeições eram servidas pelo valor de R$1,50. Para não haver aglomeração no local, as refeições serão entregues em marmitas e talheres descartáveis.

Mesmo com o início da pandemia, o Restaurante Popular permaneceu em funcionamento e atendeu aos cuidados e medidas de prevenção recomendadas pelas organizações de saúde e pela Prefeitura de Juazeiro. “A equipe passou a utilizar marmitas e talheres descartáveis em março para que fossem distribuídas à população e, assim, evitar aglomerações nesses locais. O quantitativo é o mesmo que já fornecíamos anteriormente, mas dessa vez de forma gratuita”, explica a superintendente de Políticas Públicas Sociais do município, Maria Gorete Castro.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Margarida Benevides, esta iniciativa é importante no combate aos impactos sociais da pandemia. “Desde o início temos realizado ações para diminuir esses impactos, buscando adaptar os equipamentos de assistência social para continuar atendendo à população. A gratuidade das refeições é importante conquista e vai garantir alimentação de qualidade, também a quem não tem condições de pagar. Agradecemos ao prefeito Paulo Bomfim pela realização dessa nova medida”, afirma.