ASCOM PMJ

A Prefeitura de Juazeiro ampliará a detecção da Covid-19 com a aquisição de 150 mil kits testagem – entre testes rápidos e RT-PCR. O processo de licitação já está em andamento e o objetivo é ajudar a reforçar as ações da Secretaria de Saúde (Sesau) na detecção precoce da doença, permitindo maior controle do vírus no município e assistência aos infectados.

“Desde o início da gestão temos investido em ações de combate à Covid-19 e, nesse momento, partimos para reforçar as testagens para detecção do vírus. Nosso objetivo é intensificar ainda mais essas ações contra o coronavírus, dando maior assistência e controle da doença em Juazeiro”, destaca o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Nos quatro primeiros meses de 2021, a Prefeitura de Juazeiro fez uma compra emergencial de mais de 8.750 testes de Covid-19. Encontrou em estoque, cerca de 4 mil testes, e recebeu mais 4 mil do governo do estado. A quantidade não foi suficiente e o estoque baixou neste mês de maio, concentrando a testagem no Lacen e na UPA.

Repasse

É importante destacar que houve um atraso no repasse dos recursos pelo Ministério da Saúde para a compra. Os municípios brasileiros recebem recursos destinados à aquisição de testes da Covid-19, mas nenhum montante chegou este ano para Juazeiro com esse propósito. A previsão é de que esses recursos cheguem aos cofres da prefeitura entre o final de maio e o início de junho.

O número de testes que serão adquiridos, de acordo com o secretário Fernando Costa, é suficiente para atender a demanda. “Esse quantitativo de testes deve abastecer o município para todo o restante do ano. No entanto, se a gente precisar de mais testes, nós poderemos fazer um aditivo de contrato para nova compra. Isso nos deixará numa situação confortável”, finaliza o secretário de Saúde de Juazeiro.