ASCOM SAAE/PMJ 

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), finalizou nesta quarta-feira (25), um mutirão de limpeza no Antônio Guilhermino, Residencial Brisa da Serra e no bairro Parque Residencial. A ação durou dois dias e, ao final do trabalho, foram recolhidas 430 toneladas de resíduos, como entulhos de construções, móveis velhos, lixo, pneus velhos, poda de árvores, entre outros detritos.

Os mutirões de limpeza acontecem dentro de um cronograma que busca atender todos os bairros da cidade, ou seja, a estratégia de atuação é planejada previamente. A equipe técnica faz uma análise in loco no bairro para avaliar as necessidades existentes, a atuação dos agentes e equipamentos necessários. É no planejamento que são avaliadas, inclusive, as solicitações existentes.

Com o encerramento do serviço nesta área, será  dado início ao mutirão de limpeza no bairro Cajueiro, na área central da cidade.

A ação é baseada em um planejamento, onde é também avaliada a quantidade de lixo descartado no local. “Aliás, a avaliação dessa questão, é um fator determinante para observar o comportamento dos moradores do bairro, pois, além dos dias de limpeza habituais, os mutirões acontecem para reduzir os resíduos acumulados, causados pelo descarte irregular. Por isso, sempre ressaltamos que a prefeitura precisa da colaboração da população para o descarte correto”, enfatizou Josilene Alixandre, diretora-presidente do SAAE.

Josilene reforça: “se a cooperação existir, o bairro fica limpo por mais tempo, além de que ajuda a destacar a beleza do espaço e prevenir a proliferação de vetores de doenças, finaliza a gestora do SAAE Juazeiro.