Texto: Jhulyenne Souza – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde

Já está disponível, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Petrolina, a vacina da gripe para a população em geral. A prefeitura municipal seguiu a determinação do Ministério da Saúde e ampliou o público-alvo. O imunizante previne contra três tipos da doença, H1N1, H3N2 e Influenza B.

O horário de funcionamento das unidades na zona urbana é das 8h às 12h e das 14h às 16h45, na zona rural o funcionamento ocorre no período da manhã, das 8h às 12h45. Para tomar a vacina, é necessário apresentar documento oficial com foto e cartão de vacina, cartão SUS ou CPF. No caso das crianças que não possuem RG, os pais podem apresentar a certidão de nascimento.

A vacina está disponível para a população em geral a partir dos seis meses ou mais. Importante ressaltar que as doses que serão disponibilizadas para a população em geral, são as doses que estão em estoque e estavam destinadas somente para o público prioritário. “Como a cobertura vacinal para o público prioritário não foi satisfatória em todo o país, o Ministério da Saúde liberou essas doses para serem aplicadas na população em geral. Vale ressaltar que elas estarão disponíveis enquanto tiver estoque no município, ou seja, não haverá reabastecimento de doses pelo Ministério da Saúde”, destaca o diretor da vigilância epidemiológica, Acácio Andrade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here