Ascom PMP 

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está trabalhando de forma intensa para o fomento à prática esportiva no município. Com planejamento estratégico e metas estabelecidas, a gestão municipal tem como propósito a valorização e o apoio a projetos esportivos na cidade, como é o caso da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), que teve convênio renovado pela Prefeitura este ano. O incentivo financeiro concedido desde 2017 auxilia a equipe esportiva nas despesas em competições, como também na filiação dos atletas junto ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e outras atividades administrativas.

O diretor Executivo da APA, Natanael Barros, comemorou a renovação do convênio com o Governo Municipal e ressaltou a importância que essa parceria tem para o desenvolvimento do trabalho da Associação. “Estamos muito felizes com a renovação do convênio. O prefeito Miguel Coelho firmou esse compromisso conosco, quando foi assistir uma competição em São Paulo no ano de 2019. Ele prestigiou o evento e depois propôs o convênio. Em 2017 tivemos o início da parceria, mas por conta da pandemia não houve a renovação no ano passado. Agora em 2021 a gente pôde renovar e estamos muito contentes. Só temos que agradecer ao prefeito e toda sua equipe pelo aporte financeiro”, destacou Natanael.

Fundada em 2003, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) conta atualmente com 150 integrantes, onde 45 são paratletas. O trabalho realizado durante esses anos tornou a equipe uma das referências do país na formação e inclusão social de atletas e paratletas, rendendo honrarias e diversas conquistas nacionais e internacionais. Dos destaques mais recentes da equipe, tem a paratleta Samira Brito, convocada para representar o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio, a edição acontece no período de 24 de agosto a 5 de setembro.

O secretário Executivo de Esportes, Jerferson Correia, enfatiza o grande trabalho que a gestão municipal tem realizado de forma permanente no incentivo a prática esportiva em Petrolina. “O prefeito Miguel Coelho tem investido periodicamente em reformas de quadras, manutenção de equipamentos esportivos, criação de programas que fomentam a qualidade de vida e lazer, além de incentivo financeiro de atletas, como é o caso do convênio com a APA. Tudo isso, por ter a inclusão social como um dos princípios da gestão, além de utilizar o esporte como ferramenta de transformação social”, finalizou Jerferson.

Fotos: APA Petrolina