ASCOM PMJ

 

Para comemorar os 143 anos de Juazeiro, que tal uma viagem pela história da cidade? Aberta nesta quinta-feira (15) para festejar o aniversário do município, a exposição ‘Olhos de Juazeiro’ é um presente para toda a população. Em exposição permanente no Paço Municipal, a mostra reúne imagens históricas da cidade e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

Para a prefeita Suzana Ramos, a exposição é uma oportunidade para o juazeirense conhecer a sua cidade. “A nossa Juazeiro é uma cidade linda e cheia de história. É importante conhecer essa história para amá-la ainda mais e nos reconhecer nela. Agora esse espaço está aberto aqui no Paço Municipal, para que as pessoas conheçam também esse prédio histórico, símbolo da nossa cidade”, destacou a prefeita.

 

Curador da exposição e assessor especial da Prefeitura, Adalberto Barbosa, o “Dadau”, falou sobre o projeto, idealizado há pouco mais de três meses. “Nosso objetivo era contar a história de uma maneira acessível, mas que servisse de elemento de pesquisa para os estudantes, e, principalmente, para despertar o pertencimento dos juazeirenses. Nós valorizamos a fotografia e buscamos textos leves, pontuando a trajetória da cidade até os dias de hoje”, explicou.

 

O responsável pela exposição falou, ainda, sobre o roteiro da mostra. “A ideia é que a pessoa entre, passe pela arquitetura de Juazeiro, chegue à transformação da sua relação com o rio, do porto à irrigação, e depois conheça os personagens que construíram e continuam construindo a cidade ao longo do tempo. O povo simples, que se doa para tornar a cidade cada vez melhor”, revelou Dadau.

Exposição

 

Muitas imagens que integram a exposição foram restauradas e adquiridas com o apoio de internautas, provocados nas redes sociais, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da professora Odomaria Macêdo, Ernani Paes Landim e do acervo Maria Franca Pires, além do acervo contemporâneo do fotógrafo Emerson Leite.