Fotos: Manuela Cavadas e Marcus Carneiro/Ascom Sudesb
No dia que marca o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, o domingo, 02, foi marcado pelo pontapé inicial para a disputa da 13ª edição da Copa 2 de Julho Sub-15. Em campo, a garotada não decepcionou e balançou as redes adversárias fazendo com que a média de gols fosse acima do esperado, com 53 em 15 partidas. A competição também fez parte das ações do Governo do Estado para celebrar os 200 anos da data histórica.
O Estádio de Pituaçu foi palco de duas goleadas. O Fortaleza venceu o time da Academia Zuarte, de Riachão do Jacuípe, por 6 a 0. Na sequência, foi a vez da Seleção Brasileira superar a Seleção de Maragogipe, por 7 a 0, assumindo a liderança do Grupo A. Em entrevista coletiva após a partida, o técnico da seleção brasileira, Dudu Patetuci, se mostrou satisfeito com o desempenho de sua equipe e considerou a estreia excelente.
“Agente conseguiu aplicar nosso modelo de jogo com calma e paciência na estreia. A gente sabe que pela idade, 14 e 15 anos, existe uma ansiedade. Foi a primeira vez que os atletas jogaram com a camisa da Seleção Brasileira e, com isso tudo, a gente fez uma excelente estreia. Aplicamos muitas coisas que treinamos, o que nos deixou bastante satisfeito”, afirmou o treinador.
Bahia e Vitória tiveram jogos difíceis na estreia do torneio. Jogando em Simões Filho, o Leão da Barra enfrentou o Botafogo e venceu por 1 a 0. Já o Tricolor, não conseguiu superar o Atlético Mineiro e perdeu de virada, por 2 a 1, jogando em Dias D’Ávila.
Surpresa – Outro destaque nesta primeira rodada foi a goleada da Seleção de Barra (BA). A equipe do município localizado há mais de 600 km de Salvador, que se classificou para a fase final após disputar a regional do Oeste, não tomou conhecimento do CRB (AL) e venceu por 6 a 0 assumindo a ponta da tabela do Grupo G.
A maior goleada nesta primeira rodada foi da equipe do Flamengo, que aplicou 13 a 0 na Seleção de Mata de São João. “Tivemos duas semanas de preparação com ênfase para essa competição muito tradicional e forte com a presença da Seleção Brasileira. É muito importante para os meninos começarem vencendo. Sobre o jogo, não tínhamos muita informação sobre o adversário. Mas, ao longo da partida, mostramos nossa superioridade dentro do campo. Fico feliz que os meninos conseguiram isso”, comentou o técnico do Flamengo, Vinicius Durante.
Outro favorito que estreou com o pé direito foi o Palmeiras. O Alviverde venceu o SSA por 3 a 0, em partida realizada no Estádio Municipal de Lauro de Freitas. Os jogos aconteceram nos campos de Salvador, no Wet’n Wild e no Estádio de Pituaçu, Mata de São João, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira de Santana, Cachoeira e Dias D’Ávila.
A competição, que é uma das principais vitrines do futebol brasileiro, é organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), com o apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF). Segundo levantamento feito pela Sudesb, mais de 80 atletas já conseguiram um contrato profissional após participarem da competição. Nomes como o goleiro Alisson, o atacante Roberto Firmino e o meia Anderson Talisca já disputaram o torneio baiano.
Confira os resultados da 1ª rodada:
Grupo A – Estádio de Pituaçu:
Fortaleza 6 x 0 Academia Zuarte
Seleção Brasileira 7 x 0 Seleção de Maragogipe
Grupo B – CT Mata de São João:
Juazeirense 0 x 0 Itabuna
Flamengo 13 x 0 Seleção de Mata de São João
Grupo C – Estádio Municipal de Lauro de Freitas:
Seleção de Castro Alves 0 x 2 Seleção de Lauro de Freitas
Palmeiras 3 x 0 SSA
Grupo D – Wet’n Wild:
Camaçariense 0 x 0 Seleção de Paulo Afonso
Jacuipense 0 x 1 Seleção Sergipana
Grupo E – Simões Filho:
UNIRB 2 x 0 Leônico
Vitória 1 x 0 Botafogo
Grupo F – Feira de Santana:
J.W.7 0 x 4 F.S.A
Grupo G – Cachoeira:
CRB – AL 0 x 6 Seleção de Barra
ABC – RN 2 x 0 Seleção de Cachoeira
Grupo H – CT Cidade Tricolor, Dias D’Ávila:
São Luis 1 x 2 Estrela de Março
Bahia 1 x 2 Atlético-MG