Por Tony Martins – Foto: Arquivo Joacir Oliveira
Professores em reunião de Jogos Escolares de Juazeiro em 2019. (foto cedida por Joacir Oliveira)

Os Jogos Nacionais da Juventude, poderão ser suspensos no ano de 2020, em decorrência da pandemia do coronavirus que até o dia 19 de maio já havia provocado a morte de quase 18 mil brasileiros. O Comitê Olímpico Brasileiro-COB, que é signatário do Comitê Olímpico Internacional-COI, deverá seguir o exemplo da instância maior que adiou Os Jogos Olímpicos que seriam realizados este ano no Japão para o ano que vem. Nesse sentido, a entidade representativa do esporte olímpico brasileiro já cancelou a etapa regional dos Jogos da Juventude que é uma fase classificatória para a etapa nacional.

Em Juazeiro, a Secretaria de Educação-SEDUC, que coordena os Jogos Escolares Municipais que estavam marcados para o dia 06 de maio foram suspensos por tempo indeterminado. O Professor Joacir Oliveira que é Gerente de Educação Física Escolar da SEDUC e Coordenador Geral dos 42º  JOGOS ESCOLARES DE JUAZEIRO, acrescentou que “são três questões que precisam ser analisadas para o retorno das atividades esportivas promovidas pelo Poder Público Municipal: o calendário escolar; o estágio e o controle da pandemia pelas autoridades de saúde; as eleições municipais; que impactam sobre as decisões que serão tomadas pelos gestores públicos em qualquer área e atividade”,  ressaltou.,

Em Juazeiro são cerca de 130 professores de educação física que trabalham com esporte escolar, desenvolvendo 13 modalidades desportivas. Um dos professores, Humberto Cardoso (Pastorzinho), que é  da Rede Pública Municipal e do Colégio GEO, analisa a situação, entendendo a necessidade da suspensão dos Jogos, como também suas consequências: “ a suspensão é pertinente, mas o prejuízo em relação aos jogos é grande, pois,  interrompe um trabalho com equipes montadas, onde havia uma  expectativa de grande desempenho dos atletas,  a gente vai perder muitos deles, já que subirão de categoria, foi uma queda de sequência. Por outro lado, a gente entende a situação e não pode pensar só na parte técnica e no desempenho esportivo, é preciso pensar na vida”, concluiu.

São inúmeros os prejuízos no esporte escolar em Juazeiro, causados pela pandemia do coronavirus, já que são mais de 5 mil alunos entre 10 e 17 anos e cerca de 60 instituições de ensino municipais, estaduais e particulares que participam dos Jogos Escolares todos os anos. Sobre o assunto  Jeferson Bartolomeu que é  Professor de Educação física do município de Juazeiro e do estado de Pernambuco, que trabalha com equipes de futsal, handebol e badminton reconhece esse momento de instabilidade e incertezas no esporte escolar: “ o momento é de  bastante instabilidade e incertezas, com dúvidas sobre o futuro, com prejuízo técnico/tático do aluno/atleta, impactando substancialmente no desenvolvimento motor dos estudantes, bem como no aspecto cognitivo, pois, haverá um déficit no processo ensino/aprendizagem”.

O professor ainda ressalta que para o futuro “ as autoridades públicas de saude têm autonomia para decidir  sobre a volta do esporte no Brasil e no mundo, pois, o vírus não vai acabar, sendo que, por enquanto, as medidas sanitárias são para controlar a pandemia e amenizar a situação que é grave. Nesse sentido, as modalidades coletivas dos Jogos da Juventude já foram canceladas, ficando apenas as individuais, mesmo assim ainda podem ser suspensas”, sentenciou. De fato a situação é difícil, onde o prejuízo social, econômico e educacional é notório, que será um desafio para os gestores públicos nos anos subsequentes.

De acordo com a programação da Prefeitura de Juazeiro , através da Secretaria de Educação e Juventude seria realizado no ultimo dia 06 de maio a Abertura Oficial dos 42º JOGOS ESCOLARES da nossa querida Juazeiro , mais diante de toda essa situação de PANDEMIA que assombra a todos nós , e seguindo as orientações da OMS , Vigilância Sanitária e demais órgão ligado a Saúde a orientação nesse momento é a suspensão de todas as Atividades Esportivas do Brasil e do Mundo, aguardando com FÉ EM DEUS tudo isso passar faremos uma nova programação da competição :

Aguardando também a programação da SUDESB da Etapa Estadual e do COB da Etapa Nacional que será divulgado em JUNHO .

Lembrando que o COB, Comité Olimpico Brasileiro, já cancelou a Etapa Regional dos Jogos Escolares da Juventude para as modalidades coletivas que seria realizada no MÊS de SETEMBRO, ficando apenas a decisão de realização apenas para as modalidades individuais para o MÊS de NOVEMBRO .

Obs: Até o momento a nossa programação está suspensa, lembrando que temos até o mês de setembro para a realização dos nossos Jogos Escolares.