Profissionais da Unidade de Atendimento Pediátrico recebem novas orientações de infectologista e são testados contra a COVID 19 em Juazeiro

Débora Sousa/SESAU

Nesta segunda-feira (01/06) os profissionais da Unidade de Atendimento Pediátrico de Juazeiro receberam orientações do médico infectologista e assessor da Secretaria de Saúde, Washington Luís. A visita do técnico à unidade teve como finalidade cuidados e manejos com paciente infantil com sintomas gripais. Ainda na segunda-feira, os profissionais foram testados para a COVID 19, nenhum teve resultado positivo para a doença.

Dentre os cuidados apresentados pelo médico estiverem o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), as técnicas para vestir e retirar os equipamentos sem se contaminarem, orientações com manejo de pacientes, identificação na classificação e agravos, técnicas de segurança no ambiente, cuidados no isolamento infantil, quais equipamentos usar em diferentes situações que possam vir a acontecer, entre outros cuidados que devem ser ressaltados tendo em vista a pandemia instalada no mundo em decorrência do novo coronavírus.

A médica Patrícia Deniz Aragão fala da importância das orientações repassadas pelo infectologista Washington Luís. “É um profissional detentor de um conhecimento significativo relativo a infecções. Somos agraciados com estas orientações, informes e cuidados que ele passou para o nosso atendimento diário. É um momento diferenciado que estamos vivenciando e informação nunca é demais, se faz necessária a toda momento”, concluiu.

A enfermeira Mirele Leite fala da satisfação em ser testada contra o novo coronavírus. “Hoje finalmente tive a oportunidade de ser testada para a COVID 19. A sensação de ver que deu negativo é de alívio, visto que nós, trabalhadores de saúde receamos não só por nós mesmos, mas por nossos pacientes e também nossos familiares”, explicou.

“Os profissionais são essenciais no cuidado com a saúde da população e neste momento não seria diferente. Estão na linha de frente no atendimento às necessidades, estão se doando para uma assistência com mais atenção e afeto. Estamos proporcionando capacitações e cursos para tirar dúvidas, além da testagem rápida. Iniciamos pelo público da rede especializada do município e assim estamos realizando os testes em todos os serviços. Estão em andamento na UPA, SAMU, Hospital Materno Infantil e agora na Unidade Pediátrica”, acrescentou a superintendente da Atenção Especializada, Cilene Duarte.

A Unidade de Atendimento Pediátrico está funcionando em uma área do Hospital São Lucas, localizado no bairro Jardim Flórida desde o dia 01/04. A unidade é especifica para atendimento infanto-juvenil de casos considerados de baixa e média complexidade. A nova unidade possui recepção exclusiva para atendimento SUS, sala de acolhimento com classificação de risco, sala de sutura, sala vermelha, posto de enfermagem, duas enfermarias com 12 leitos, consultórios médicos, farmácia, sala de coleta, isolamento com dois leitos, área para observação, sala de medicação, banheiros e copa, a unidade é toda climatizada e equipada com televisores.