Presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes), Adalberto Eberhard, visita as instalações do Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha Azul em Curaçá

Prefeito Pedro Oliveira e Adalberto Eberhard, presidente do Instituto Chico Mendes

Na manhã de (26/03), o Governo Municipal e a equipe da Secretaria de Agricultura Sustentável e Ações no interior estiveram presentes em reunião com o Presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes) Adalberto Eberhard e pesquisadores parceiros na construção do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Ararinha-Azul Cyanopsitta spixii, em uma área de proteção ambiental que abrange cerca 120 mil hectares. A estrutura que está em processo de finalização, terá espaços para atividades administrativas, alojamento para pesquisadores e dois grandes viveiros, um para pareamento (formação de casais para reprodução) e a outra para as aves que estiverem preparadas para a soltura.

Com o objetivo de ouvir a comunidade e traçar estratégias voltadas para o manejo sustentável da Ararinha Azul e de outras espécies nativas, líderes comunitários, produtores, artistas e autoridades também se posicionaram em relação a várias particularidades a serem encontradas na Caatinga e que devem ser levadas em conta. Para Eberhard, essa visita a Unidade de Conservação facilitará com que o ICMBio esteja ainda mais perto das demandas locais e, a parti disso, em poucos meses, finalizar a construção do Refúgio para receber as Ararinhas que irão reproduzir em cativeiro.

Durante seu discurso, o Prefeito Pedro Oliveira falou da importância do projeto: “O momento é de agregar apoio para que, de fato, o projeto seja um sucesso e a gente consiga trazer de volta a Ararinha para onde nunca deveria ter saído, para isso, seremos parceiros,” afirmou.

Após a reunião, os visitantes se deslocaram para conhecer o Refúgio e os locais de Riachos, habita natural da Ararinha Azul, que teve seu último indivíduo registrado na natureza pela última vez, no ano 2000.

ASCOM – PMC