Por Tony Martins

O Atlético Cearense é uma equipe de Fortaleza fundada em 3 de julho de 1996, com o nome de Uniclinic Atlético Clube, tendo, portanto, 25 anos de fundação.

Trata-se de uma equipe que adota em seu uniforme o vermelho, preto e branco e, que, em alguns momentos figurou nas semifinais do Campeonato Cearense, garantindo vaga em edições passadas da Série D do Campeonato brasileiro, embora tenha perdido um pouco de seu protagonismo, face ao bom desempenho de Floresta e Ferroviário, que são equipes que estão imediatamente atrás de Fortaleza e Ceará no cenário nacional. A média de idade do Atlético Cearense é de 27,08 anos.

Foi integrante do Grupo A3, classificando-se na quarta colocação com 21 pontos, atrás de ABC, Campinense e América do Rio Grande do Norte.

O time cearense tem um ataque realizador, visto que, fez 22 gols na primeira fase com uma média de 1.6 gols por partida, acima da Juazeirense que fez 18, tendo uma média de 1.2 gols por partida, embora, os cearenses tenham sofrido mais gols, comparando com o Cancão de Fogo: 20 do Atlético e 9 da Juazeirense, implicando num saldo de gols de 2 e 9, respectivamente.