Importância Nutricional do Cozido

Colaboração: Alcides da Cunha Neto (Cidinho), distrito Juremal, Juaz-BA

Foto: Pinterest

A carne bovina é relativamente rica em nutrientes e minerais. Traz vários benefícios para a saúde se for consumida da maneira certa. Esse alimento é muito rico em proteína, mas tem ainda outros nutrientes como vitaminas do complexo B e sais minerais. Fonte de Ferro, Zinco, Fósforo, Potássio, Magnésio e Selênio. O consumo da carne vermelha ajuda na saúde do coração e do sistema nervoso. Sua grande quantidade de proteína animal e de algumas vitaminas dá energia ao organismo. Além disso, ela também é capaz de fornecer todos os aminoácidos essenciais para um bom funcionamento do corpo.

Receita de Cozido Baiano com Carne, Legumes e Pirão

Ingredientes:

01 Kg de Carne (peito ou coxão duro cortados em cubos grandes); 01 Gomo de Calabresa defumada cortada; 200g de Baicon cortados; 02 Cenouras; ½ Kg de Batatinha; ½ de Batata-Doce; 01 Chuchu; ½ Repolho; 08 Quiabos; 02 Bananas da Terra; 01 Fatia de Abóbora; 02 Folhas de Couve; 05 dentes de Alho; 01 Cebola grande picada; 02 Tomates; 01 Pimentão; 02 colheres de Vinagre; Sal à gosto; Cheiro Verde; Condimentos secos (Pimenta do Reino, Cominho, Colorau e Folha de Louro).

Modo de Fazer:

Limpe os legumes e reserve, cortados em pedaços grandes. Limpe a carne e tempere com os ingredientes citados. Coloque 100ml de azeite em uma panela, depois coloque a carne, a linguiça e o baicon. Refogue e coloque água de modo que cubra-os. Deixe no fogo até amolecer na pressão. Depois transfira as carnes para outra vasilha, coloque os legumes e acrescente um pouco mais de sal. Tampe e deixe na pressão por uns cinco minutos. Retire os legumes e coloque em uma travessa arrumada. Do caldo, faça um pirão com farinha de mandioca e sirva com arroz em molho de lambão de pimenta ou em vinagrete com pimenta.