Importância Nutricional do Milho                                                                      Colaboração: Fernanda Iandra, Centro Juazeiro-BA – Foto: Pinterest – site: www.aguanaboca.org

O milho é um dos alimentos mais nutritivos que existem. Puro ou como ingredientes de outros produtos, é uma importante fonte de energética para o homem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano. As cascas dos grãos são ricas em fibras. Cada 100 gramas do alimento têm cerca de 360 Kcal, sendo 70% de glicídios, 10% de protídeos e 4,5% de lipídios. Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas, vitaminas (complexo B), sais minerais (ferro, fósforo, potássio, cálcio) óleo e grandes quantidades de açúcares, gorduras, celulose e calorias.

Receita de Pamonha Cremosa de Colher

Ingredientes:

3 latas de Milho em conserva ou 600g milho natural.

1 xícara de Chá de Leite ou 200ml de leite de coco.

6 colheres de sopa de Açúcar ( de preferência, o demerara).

1 colher de sopa de Manteiga.

1 pitada de Sal Canela a gosto. 

Modo de preparo:

Em um liquidificador, adicione uma xícara de chá de leite e o milho. Bata, e em seguida, coe com uma peneira um pouco da mistura do leite com o milho. Depois, coloque em uma panela. Lembrando, que os grãos de milho que sobraram no liquidificador, devem ser adicionados na panela para ter aquela consistência da pamonha. Em seguida, adicione também na panela, o açúcar e a manteiga. Posteriormente, leve ao fogo e vai mexendo bem com a colher. O tempo de cozimento é de 10 a 15 minutos. Assim que ela começar a ‘’borbulhar’’ e levantar fervura, vai estar no ponto. Depois, de pronto é só trazer para o Mensageiro Rural. Receita simples, para saborear em família nesse período junino (São Pedro), dentro de casa sem aglomeração.