Receita de Peixinho da Horta Frita

Foto ilustrativa

Ingredientes:

Separe um punhado de folhinhas bem escolhidas, bonitas, lavadas e secas e mais os seguintes ingredientes:  ½ xícara de farinha de trigo; ½ xícara de água gelada; 1 colher (sopa) de maisena; ¼ de colher (chá) de fermento em pó; 1 pitada de sal; e  Óleo para fritar.

Como fazer

Misture os ingredientes secos (farinha, maisena, fermento e sal) em uma tigela), junte a água e faça uma massa bem homogênea. Passe as folhinhas por essa massa e frite-as em óleo bem quente até que fiquem crocantes. Polvilhe com sal ao gosto e sirva.

Importância nutricional do Peixinho da Horta ou Lambari

Esta é mais uma das conhecidas, e muito usadas,  plantas alimentícias não convencionais, ou seja, que não se encontram nos mercados para a venda, por desinteresse mercadológico. No entanto, são alimentícias, nutritivas, ricas e gostosas. A verdadeira “peixinho da horta” é a planta Stachys byzantina, também conhecida como “peixinho”, “orelha-de-lebre”, “lambari” ou “sálvia”, dependendo da região. É usada como ornamental, se reproduz facilmente, tem cor verde-prateada brilhante. Na medicina popular serve para acalmar a tosse e irritações da faringe, pois tem ação béquica (que age na irritação da garganta) e emoliente (que tem a propriedade de amolecer, distender, abrandar tecidos, por exemplo).  A sua folha é “peluda”, por essa característica, lembra as folhas da Salvia officinalis e outras espécies de sálvia. A receita básica indica que as folhas, lavadas e secas, do peixinho da horta ou lambari, podem ser fritas, empanadas ou não, e servidas como guarnição ou aperitivo. Vamos então, a uma receita gostosa para você preparar com peixinho da horta.