Receita de Pudim de Casca de Laranja

Sugestão do Programa Mensageiro Rural

Importância Nutricional da Casca da Laranja

A laranja é uma das frutas mais consumidas no mundo. O que muitos não sabem é que, depois de consumí-la, as cascas podem ter muito mais utilidades na culinária e no preparo de doces, mas o uso dessa ótima casca aromática vai muito além das panelas. A casca e o bagaço da laranja são fontes de vitamina C, um poderoso antioxidante. Assim como a própria fruta, a casca de laranja também é rica em diversos nutrientes, incluindo fibras, vitamina C e compostos vegetais como polifenois, que podem ajudar a prevenir diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer. 1 colher de sopa (6 gramas) de casca fornece vitamina C, 3 vezes mais que a polpa e 4 vezes mais fibras. Contém vitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6, cálcio e limoneno, um produto natural com propriedades anti-inflamatórias e anticâncer, inclusive contra o câncer de pele. Por isso, selecionamos um receita que vai otimizar o seu dia a dia. Confira!

Receita de Pudim de Casca de Laranja

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite condensado; 1 xícara (chá) de leite; 1 xícara (chá) de suco de laranja; 3 ovos; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; e Raspas de casca de 2 laranjas.

Ingredientes para a Calda:1 xícara (chá) de açúcar; e 4 colheres (sopa) de água. 

Modo de preparo

Primeiro, prepare a calda. Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo por 12 minutos, sem mexer, ou até que obtenha um caramelo dourado. Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 22 cm de diâmetro e reserve. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, o suco de laranja, os ovos e a farinha até que fique homogêneo. Adicione metade das raspas de casca de laranja e misture delicadamente com uma colher. Despeje esse creme na fôrma caramelada e leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, em banho-maria, por 50 minutos ou até que fique firme.

Deixe esfriar e leve à geladeira por 6 horas. Desenforme, decore com as raspas de casca de laranja restantes e sirva em seguida.