Importância Nutricional da Batata e da Couve-Flor

Hoje vamos fazer um acompanhamento leve, saudável e simplesmente delicioso: um purê de batatas com couve-flor. A batata é pobre em gordura e rica em carboidratos, ou seja, é uma ótima fonte de energia. É rica em vitamina C; sais minerais, como o fósforo, cálcio e potássio; e de vitaminas do complexo B. Também é uma fonte importante de amido. Já Couve-Flor é rica em vitaminas e minerais, uma porção de couve-flor contém 77% do valor diário recomendado de vitamina C. É também uma boa fonte de potássio, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio, fósforo, fibras, vitamina B6, ácido fólico, ácido pantotênico e manganês. O ideal é usar a batata-inglesa, mas você também pode usar a batata-doce. Fica uma delícia! Então, vamos lá!

Receita de Purê de Batata e Couve-Flor

Ingredientes

3 dentes de alho médios; ½ xícara de cebola; 1½ xícara de batata (aproximadamente 2 batatas médias); 1 xícara de couve-flor com o talo (aproximadamente meia couve-flor pequena); 1½ xícara de água; Sal a gosto.

Preparo

Descasque e pique todos os ingredientes. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo, o alho e a cebola e refogue até dourar. Acrescente a batata e refogue por alguns minutos. Adicione a couve-flor, tempere com sal e adicione a água. Deixe ferver até que a batata e a couve-flor estejam macias. Desligue o fogo, espere esfriar por 10 minutos e bata no liquidificador até que fique uniforme. Sirva com o molho de sua preferência e delicie-se!