Sugestão do Programa Mensageiro Rural

Importância Nutricional da Carne de Surubim

O Surubim é um peixe muito apreciado pelo sabor de sua carne, e muito cobiçado pelo tamanho que ele pode atingir. Um dos maiores do Brasil, pode chegar a 1 m de comprimento. Por esses e outros motivos, o pintado é o peixe de água doce que apresenta o maior valor comercial no país. A carne é atrativa, branca, saborosa, de consistência firme, sem espinhos e de baixo teor de gordura.

Receita de Surubim Grelhado com Molho Cítrico

Ingredientes:

800 gr de Lombo ou Filé de Surubim; Meio Limão Thaiti

10 ml de Manteiga de garrafa; Sal, Alho e Pimenta à gosto

Meia unidade de Maracujá (para o molho)

Suco de uma Laranja; Suco de meio Limão; 2 colheres de sopa para o Molho; Uma colher de Chá de Amido de Milho para o molho

80 gr de Manga Rosa para acompanhamento

10 gr de Pimentão Vermelho e Amarelo, cada picados.

Meio Abacate em cubos

Modo de preparar

Tempere o surubim com sal, limão e pimenta do reino. Deixe marinar por 30 minutos. Após este período, grelhe o peixe na manteiga em uma frigideira por dez minutos até dourar. Reserve. Corte a manga em bastões, tempere com sal e pimenta e leve para grelhar até dourar na frigideira. Reserve o abacate em cubos grandes, misture com o pimentão e finalize com azeite de oliva, limão e sal. Reserve.

Molho – Como preparar

Derreta o açúcar por um minuto na frigideira limpa, adicione o suco de limão, laranja e maracujá. Deixe reduzir o volume da massa por três minutos, acrescente o amido com 5ml de água.

Montagem do prato – Posicione o peixe no centro do prato; ao seu redor, distribua os bastões de manga grelhados e a salada de abacate; e finalize com o molho cítrico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here