Com aumento da vazão do rio, SAAE Juazeiro instala bombas de elevação e monitora ações na Barragem do São Geraldo

Ascom SAAE

Com o aumento da vazão da Barragem de Sobradinho e a consequente elevação do nível do Rio São Francisco, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, acelerou alguns procedimentos de prevenção.

Nesta quinta-feira (20), a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre, acompanhada da equipe técnica da autarquia, realizou mais uma ação de prevenção. Desta vez, foram montadas 3 bombas nas comportas da barragem do São Geraldo.  Cada bomba tem capacidade de 750m3/h.

“Nós vamos testar essas bombas e fechar as comportas, deixando-as em funcionamento. Queremos tranquilizar a população de que não há risco algum de inundação, devido o não fechamento dessas comportas até o momento”, informou Josilene.

De acordo com a engenheira de Projetos e Obras, Vanda Rosado, as bombas de elevação, instaladas no dique, no momento em que se fecha as comportas, farão com que as águas sejam transportadas para o outro lado do canal, desaguando no rio.

De acordo com a nota pública enviada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), até o dia 24 de janeiro, a cada dois dias, a barragem de Sobradinho estará liberando 500 m³/s (metros cúbicos de água por segundo), totalizando ao final do dia 24 uma vazão de 4.000 m³/s. “Nossa equipe está atenta. Já instalamos 11 pontos de monitoramento às margens do rio, e mais 8 serão instalados até o final do mês. Este monitoramento servirá de base para definir as cotas topográficas de inundação na cidade”, esclarece a engenheira Vanda Rosado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here