SAAE substitui rede para melhorar abastecimento e combater desperdício de água em Rua do bairro Itaberaba

Antônio Pedro - Ascom/SAAE

Cumprindo mais uma etapa do programa de expansão no abastecimento de água em todo o município o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro iniciou o serviço de substituição de rede na Avenida São Francisco, bairro Itaberaba, colocando  nova tubulação  com 60 milímetros de diâmetro, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores daquela área com um volume de água maior.

A dona de casa Maria do Socorro considerou importante a realização do serviço. “Se é para melhorar a água aqui no bairro que seja bem-vindo. Vamos passar por este sufoco agora, mas espero que possamos ser recompensados com mais água nas torneiras”, cobrou a moradora. Já o mototaxista Jean dos Santos, que tentava passar pelo local, entendeu a necessidade do serviço. “Procurei fazer outro percurso, pois sei que é uma obra para a melhoria da comunidade e temos que respeitar”, reconheceu.

De acordo com o técnico de redes e ramais, Daniel Carneiro a tubulação antiga apresentava muitos vazamentos e redução na pressão da água prejudicando o abastecimento. “Será trocada toda a rede numa extensão de quase mil metros, retirado os vazamentos beneficiando cerca de 500 residências desta rua que, após a conclusão do serviço receberá nova pavimentação asfáltica dentro do projeto de pavimentação que a prefeitura está realizando na cidade. Um serviço que provoca um transtorno temporário, mas o benefício será maior para todos os moradores”, informou Carneiro.

Outra ação colocada em prática pelo SAAE é a redução e controle de perdas através do combate às ligações clandestinas, recadastramento de usuários, retirada de vazamentos e colocação de novos hidrômetros. A direção do SAAE contratou a Empresa Metro, com experiência nessas áreas, com o intuito de diminuir o desperdício e as perdas em todo o sistema de distribuição de água no município. Em média são identificadas  cinco ligações indevidas (gatos)  diariamente, feito o corte e notificado o usuário para que o mesmo possa legalizar a situação junto ao setor comercial do SAAE.