Sala do Empreendedor de Juazeiro promove oficina sobre processo licitatório administrativo para MEIs

Lene Radina/Ascom ADEAP

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e o setor de licitação da prefeitura realizaram nesta quinta-feira (16), na Sala do Empreendedor, oficina sobre o processo licitatório administrativo para 55 Microempreendedores Individuais (MEIs) do município. Na ocasião a diretora do setor de licitação, Rita Ferrari, falou sobre os principais procedimentos que os MEIs precisam seguir para estarem aptos a participar da licitação do transporte escolar.

“Nós, da administração pública municipal, percebemos a necessidade de orientar os MEIs a participarem de processos licitatórios. Muito dos empreendedores aqui presentes, não têm experiência no processo de licitação, pois não sabem o que é um envelope de credenciamento ou uma proposta. Por esse motivo, resolvemos realizar essa orientação de forma simples e clara para que todos entendam como funciona um pregão, mostrando o passo a passo de todas as fases, como a habilitação e a documentação”, explicou Rita.

Na ocasião o consultor Fabrício Andrade Lima, também explicou que a capacitação possibilita aos MEIs participarem de qualquer tipo de processo licitatório administrativo. “As informações passadas hoje aqui, não são apenas para os pregões voltados ao transporte público escolar, mas também qualquer outro tipo de licitação como merenda escolar e outros”, disse.

Vale destacar, que o pregão do transporte escolar, contempla todas as rotas do município, tanto da sede quanto do interior. Para a MEI Elisa Maria da Silva, é gratificante poder ter acesso a todas essas informações. “Sempre tive dúvida de como poderia participar dos pregões administrativos e hoje ter acesso a todas essas informações é muito gratificante”, destacou.

Já o microempreendedor Marcelo da Cunha, falou que a oficina está possibilitando aos MEIs expandir os serviços realizados. “Já participei de licitações por meio de empresas, mas nunca diretamente como pessoa jurídica. Hoje estou conhecendo todos os passos burocráticos que precisamos seguir para ficarmos aptos a participar de igual para igual com outros empreendedores”, enfatizou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Elayne Borges, falou da possibilidade de fazer uma simulação de pregão para os participantes em um momento posterior. “Estamos felizes em poder contribuir com informações precisas sobre o processo licitatório aos MEIs de Juazeiro. É uma oportunidade de vender seus serviços ao poder administrativo, através de um processo burocrático e seguro, disputando com empresas e com outros MEIs. Nós da administração pública municipal estamos à disposição de todos para mais informações”, declarou a titular da ADEAP.