Ascom Sudesb

A partir desta sexta-feira (3), às 10h, Salvador vai sediar três competições de basquete 3×3. A principal delas é a Etapa Nacional e decisiva do Brasileirão da modalidade, na arena montada na praça central do Shopping Paralela, entre os dias 10 e 12 de dezembro. Antes, serão realizados na arena, o Circuito Baiano, entre 03 e 05, e do Campeonato Baiano Universitário, nos dias 06, 07 e 08 de dezembro.

As competições de Basquete 3×3 na Bahia são organizadas pela Federação Universitária da Bahia, chancelada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre).

O circuito baiano terá a participação de cerca de 200 atletas, com equipes masculinas e femininas, nas categorias do sub16, sub18, sub23 e adulto. Já o Campeonato Baiano Universitário de Basquete 3×3, terá a participação de equipes masculinas e femininas adultas, com a participação de 90 atletas.

Brasileirão – A disputa terá a participação das equipes classificadas nas etapas regionais, nas categorias sub18, sub23 e adulto, masculino e feminino. A etapa irá definir o grande campeão nacional, num evento que terá outras atrações, como música, grafite, oficinas de basquete 3×3 dentre outras.

Entenda – O basquete 3×3 trata-se de uma variação do basquete tradicional. Em vez de dez jogadores em quadra, as equipes são formadas por três integrantes. O 3×3 possui regras que o diferencia do basquete tradicional e o jogo é disputado apenas em uma metade de quadra. A pontuação também é diferente, cestas de dentro do perímetro valem um ponto e de fora, dois. O jogo tem duração de 10 minutos e vence o time que atingir 21 pontos primeiro ou estiver vencendo ao final do tempo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here