Por Ramáiana Leal/SECULTE

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, realizou triagem dos trabalhos inscritos nos editais contemplados pela Lei Aldir Blanc. Os editais foram Manifestações Populares, Culturas Identitárias e Usinas Culturais. Cada um deles teve 29, 27 e 181 inscrições, respectivamente.

Além dos representantes da Superintendência de Cultura e Turismo, a banca examinadora que avaliou os trabalhos foi composta por Chico Egídio (cineasta, fotógrafo e produtor cultural), Wechila Andrade (artista visual e professora de Arte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Paulistana) e Marcos Velasck (diretor teatral, ator, produtor e roteirista).

Após a triagem, a superintendente municipal de Cultura e Turismo, Bárbara Pontes, falou sobre os trabalhos inscritos. “Tivemos muitos trabalhos inscritos e bem elaborados. A próxima etapa é a assinatura do contrato, aguardar o repasse dos recursos e executar os projetos. O pagamento será feito através de transferência bancária. A SECULTE executou com afinco a implementação da Lei Aldir Blanc no município, tendo realizado, até o momento, todas as etapas previstas. Esse momento demonstra importância de uma política pública para a cultura, através da realização de editais, que torna o processo democrático e a distribuição do recurso mais transparente, avaliando o mérito das propostas”, ressalta Bárbara.

O produtor cultural Chico Egídio agradeceu a oportunidade de participar da comissão de avaliação. “Vimos uma diversidade grande nos projetos e isso vai deixar um legado para Juazeiro, esse exercício dos artistas fazerem projetos. Espero que as próximas gestões culturais da cidade continuem a fazer políticas públicas na forma de editais, que é forma mais democrática de fomentar cultura”, afirma.

Para a também examinadora Wechila Andrade, a cidade de Juazeiro tem um grande potencial artístico. “Tivemos projetos com excelentes qualidades, muito difíceis de avaliar. Precisamos de políticas públicas que estimulem ainda mais a produção artística aqui em Juazeiro e esse edital vem confirmar essa necessidade”, disse.

Confira os resultados:

Portaria-resultado-TRIAGEM-Culturas-Identitarias-2020

Portaria resultado TRIAGEM Usinas Culturais 2020 corrigido

Portaria resultado TRIAGEM Manifestações Populares 2020

Acesse o nosso site: www.juazeiro.ba.gov.br