SECULTE realiza capacitação com funcionários para realização de pesquisa durante o Carnaval 2020

Mayane Santos/Estagiária Ascom PMJ sob supervisão de Raphael Leal

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) da Prefeitura Municipal de Juazeiro iniciou, nesta quarta-feira (05), uma capacitação com funcionários das secretarias municipais para realização de pesquisa durante o Carnaval 2020, que começará na próxima sexta-feira (07). O treinamento, ministrado pelo técnico da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR) Rodrigo Lopes, acontecerá durante três dias na sede da Guarda Civil Municipal, localizado na Orla II.

De acordo com o coordenador de Turismo, Edvaldo Francioli, a pesquisa tem como intuito coletar dados específicos sobre questões relacionadas ao turismo durante o período de festa. A opinião dos foliões sobre o formato do carnaval, a economia local e a ocupação da rede hoteleira são algumas das informações apuradas durante os festejos carnavalescos. “Depois de seis anos, voltamos a realizar essa pesquisa, devido à preocupação que nós temos em alcançar um diagnóstico perfeito do nosso carnaval”, comenta.

A pesquisa a ser utilizada será a mostra probabilística, método recomendado pela Organização Mundial de Turismo (OMT). Esse recurso permite traçar um perfil dos frequentadores da festa e obter resultados que norteiam ações tanto públicas quanto privadas. “A pesquisa é como um exame médico de qualquer área do conhecimento. E existem ferramentas para sabermos quais saber as forças e fraquezas de determinado local e evento”, explica Rodrigo Lopes. A conduta a ser utilizada pelos pesquisadores também é um dos assuntos a serem abordados durante o treinamento.

A capacitação será realizada até a sexta-feira (07), com ida a campo até a segunda-feira (10). Além da festa de carnaval, as pesquisas também serão realizadas em rodoviárias e no aeroporto, para entrevista com turistas. Para o secretário da SECULTE, Sérgio Fernandes, essa é uma importante maneira de fortalecer o turismo na região. “Este é um período em que recebemos muitos visitantes, então essa capacitação vai melhorar ainda mais o nosso trabalho para recebê-los”, afirma.