Palestra sobre o tema encerrou evento na cidade do Norte baiano

Por: Carlos Humberto
Divulgação Sebrae

Os tempos em que o vendedor visitava o cliente de porta em porta, anotando no caderno o pedido, ficaram no passado. Hoje, o profissional de vendas precisa ter o perfil de um consultor, que entende as necessidades do cliente e vai resolvê-las, na prática um verdadeiro representante do negócio para o cliente. Isso é um dos pilares do manual do novo vendedor, apresentado pelo consultor Vitor Miranda, durante a palestra “Do Vendedor ao Representante de Negócios”, no encerramento da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, em Juazeiro, no Norte da Bahia.

Diante do público interessado pelo tema, o consultor explicou que “o mercado mudou. No Brasil, 123 milhões de pessoas usam a internet. Cerca de 74% pessoas utilizam Uber, Netflix, iFood. De como pedir um táxi a comprar um imóvel, os hábitos mudaram. O vendedor de hoje é um representante de negócios”.

O consultor lembrou que o profissional precisa dominar a tecnologia, com celular, tablet e laptop, que se tornaram acessórios indispensáveis para ajudar a produzir relatórios que irão embasar decisões futuras.

Durante a palestra, Miranda traçou uma linha do tempo mostrando que todas as mudanças que as gerações vêm passando, desde os chamados babies boomers, na era pós-guerra, até a geração dos milênios, a geração Z, alteram o perfil de consumo. “As pessoas deixam de querer ir à loja para querer comprar de casa, na internet. Então, os negócios precisam acompanhar essa onda, senão vão ficar para trás. Os negócios precisam acompanhar as transformações para poder sobreviver”.

Ao final, Miranda apresentou o que ele chama de momento WOW e, questionado, explicou: “Momento WOW é quando você garante a cereja do bolo para o cliente. É um momento de comemoração. Você perceber que resolveu o problema do cliente, que ele ficou satisfeito, é ou não é um momento WOW?”.

Programação

No Norte da Bahia, a programação da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial segue até esta sexta-feira (8) nas cidades de Casa Nova e Paulo Afonso.

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800