Prefeitura realiza Turismo Pedagógico com estudantes do município dentro da programação dos 141 anos de Juazeiro

Por Ramáiana Leal/ SECULTE

A manhã desta quarta-feira, 10, foi diferente para os alunos do 5º ano da Escola Municipal Nossa Senhora das Grotas. A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes deu início ao projeto Turismo Pedagógico, em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude, numa homenagem aos 141 anos de Juazeiro.

O passeio foi guiado pelo turismólogo e Supervisor de Turismo da SECULTE, Jomar Benvindo, e a Gerente de Turismo Patrícia Sobral. A gestora da escola, Catiane Soares da Silva, também acompanhou os alunos, junto com sua equipe. Os alunos percorreram lugares importantes, atrativos e pontos turísticos e históricos da cidade.

A professora Geane Rodrigues, que acompanhava a turma, explicou que, em sala de aula, os alunos são tranquilos, interessados, participativos e curiosos. “Eu sabia que o passeio seria importante para eles. A reação foi muito boa, porque conhecer a história nos livros é uma coisa, mas a vivência causa impacto. Quando chegamos à árvore do Juazeiro, teve aluno que se emocionou e chorou por estar diante dela. Eu também me surpreendi diversas vezes. Acho que é importante que esse projeto tenha continuidade”, disse.

A estudante Emile Cauane Sousa foi uma das que ficaram emocionadas durante a visitação. “O que eu conhecia da história de Juazeiro era na sala de aula, mas nunca tinha visto o pé de Juazeiro, por exemplo. Quando eu vi a árvore, senti uma dor no coração. Eu imaginava a árvore em pé, reta, cheia de frutos. Mas quando vi, ela estava deitada, achei que estivesse morta. O Jomar explicou que aquela posição é pela idade da árvore, mas que ela também dá frutos e a gente foi se acalmando mais. Valeu muito a pena fazer esse passeio”, afirma.

Antônio Daniel Monteiro Rodrigues também é estudante, participou do passeio e ficou encantado com a cidade. “Eu ouvia falar da história de Juazeiro na escola e em casa, o que minha avó conta. Durante o passeio eu quase choro, porque as pessoas dizem que Juazeiro não é uma cidade boa para se viver, mas eu digo que é sim. O professor perguntou o que as pessoas dizem da cidade e eu respondi que no rádio as pessoas não querem aceitar que a cidade é boa. Eu acho que é boa sim e que temos que valorizar, pois no passado, não valorizaram tanto. Eu queria ter conhecido a estação de trem, mas destruíram. Tomara que não destruam mais nada”, disse Antonio.

Para a Gerente de Turismo, Patrícia Sobral, o projeto Turismo Pedagógico já começou sendo um sucesso. “Acertamos no projeto. A idéia do Prefeito Paulo Bomfim e do Secretário Sérgio Fernandes era fazer as crianças viajarem na história da cidade, valorizando os atrativos e pontos históricos, para trazer o sentimento de pertencimento. E foi exatamente isso que aconteceu. Ficamos muito felizes e daremos continuidade ao projeto”, conclui Patrícia.