AgeLíder e Sebrae reúnem municípios do Norte da Bahia em Juazeiro para discutir o turismo na região

Foto: Sebrae/Divulgação

AgeLíder e Sebrae reúnem municípios do Norte da Bahia em Juazeiro para discutir o turismo na região

Atividade aconteceu na UNEB com roda de conversa técnica e trilha Ecoturismo

Por Carlos Humberto para a ML Comunicação

Nos dias 25 e 26 de setembro, a cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia, sediou o “Encontro de Turismo Territorial”, iniciativa da Agência Líder Sertão do São Francisco (AgeLíder), em parceria com o Sebrae. Participaram do encontro representantes dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá, integrantes da agência.

Presente ao encontro, o gerente da Unidade Regional Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, parabenizou a AGELIDER por sua atuação e reforçou o apoio do Sebrae a todas as ações que proporcionem o desenvolvimento da região. “Percebemos hoje a materialização do pensamento das lideranças do Território do Sertão do São Francisco, tendo como objetivo propor alternativas para o turismo, um dos grandes vetores da nossa economia. Para isso, a expertise e a experiência de cada um de nós vão sinalizar o caminho a ser seguido, criando um produto respaldado em um planejamento coerente, com caminhos definidos, que pode ser criado e vendido para um público carente de alternativas. Esse evento, que se materializa a cada encontro, é uma resposta aos anseios das comunidades e precisa ser repercutida junto aos poderes constituídos para a sua execução”, concluiu Cointeiro.

No primeiro dia, foram realizadas rodas de conversas técnicas comandada pelo técnico Mário Bestetti, especialista em planejamento, turismo sustentável e gestão territorial, destacando o turismo como fator de desenvolvimento local e novas oportunidades para o território.

A pauta do encontro foi a construção da Rota de Integração Sertão do São Francisco BA/PE/SE, considerada fundamental para o desenvolvimento do turismo, conectando histórias, culturas e potencialidades, que impulsiona o turismo regional e, consequentemente, o fortalecimento da economia de todas as comunidades.

A etapa atual tem dois olhares: a coleta de informações dos dados já existentes e a coleta de dados primários junto às pessoas e instituições que compõem o território, com o propósito de desenvolver um diagnóstico participativo no cenário turístico da região e o mapeamento das potencialidades existentes. O processo de escuta e entendimento é considerado fundamental para a construção da identidade do turismo no território, evidenciando as necessidades e os desafios.

Na segunda etapa, de posse das informações, é feita a sistematização e entrega do mapeamento e gerado um prognóstico, que subsidiará a construção de todo planejamento.

O técnico Mário Bestetti elogiou a participação coletiva de todos os representantes dos municípios. “Acho que hoje as pessoas entenderam a importância da participação coletiva e isso vai contribuir para a construção do produto final de muita qualidade”.

A presidente da AgeLíder, Qlianne Martins, considerou o evento bastante produtivo. “Estou feliz com a participação dos municípios que formam o nosso território. Eles entenderam a importância desse encontro para a criação da rota de integração turística, que chegará para aquecer a economia no Sertão do São Francisco”.

A empresária Débora Souza dos Santos, que atua na área de turismo de base comunitária em Canudos, considerou a iniciativa de suma importância para alcançar os objetivos da proposta. “Estou feliz em compartilhar nesse encontro os objetivos comuns do nosso território, que é desenvolver o turismo de forma sustentável. É importante que aconteça essa interação, porque vai fortalecer o trabalho conjunto de políticas públicas para o setor tão carente de projetos”.

Em relação ao evento, a empresária do setor hoteleiro em Curaçá, Elis Regina Pires dos Santos, comentou sobre os conhecimentos adquiridos. “Achei a reunião muito bem estruturada, com pautas claras e objetivas. A troca de experiência entre os participantes e o técnico foi especialmente enriquecedora e me fez refletir sobre algumas práticas que podemos aprimorar em nosso dia a dia”.

O encontro finalizou nesta sexta-feira (26), com a realização da Trilha Ecoturismo, realizada nas dependências da UNEB/DTVS3, com a participação de todas as delegações.

Related posts

Resultados dos jogos desta sexta-feira, 26/09/2025

Cesol inaugura Empório da Economia Solidária dia 30 no Parque Shopping em Lauro de Freitas

Jogos programados para este sábado, 27/09/2025