Apoiada pelo FazAtleta, nadadora de águas abertas baiana disputa torneio nacional com apoio da Sudesb

Apoiada pelo FazAtleta, nadadora de águas abertas baiana disputa torneio nacional com apoio da Sudesb

Atleta viajou nesta quarta-feira, 19, para Santa Catarina, onde a competição nacional acontece entre os dias 21 e 23 de março

Ascom Sudesb

Claudine Tekes, 21 anos e oriunda da capital baiana, tem destino definido neste final de semana. Ela embarcou nesta quarta-feira, 19, rumo a Florianópolis, Santa Catarina, para disputa, entre os dias 21 e 23 de março, do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Águas Abertas em Itajaí, município da costa catarinense.

O CBI de Águas Abertas recebe atletas de alto rendimento em três provas distintas: 3km; 5km; e 10km, como a nadadora gaúcha Viviane Jungblut, que disputou os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A competição acontece simultaneamente ao Troféu Marcelinha Cunha – destinado às categorias mini-mirim até petiz 2 – e à Copa Brasil de Águas Abertas, que contém provas de 1,5km; 2,5km e 4km em 20 classes (do petiz a sênior).

Claudine larga neste sábado, 22, às 08h05min, na prova de 3km. No domingo, 23, ela irá competir na prova de 5km no mesmo horário. A atleta baiana apoiada pelo FazAtleta viajou com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e está ansiosa para subir ao pódio novamente na competição nacional.

“Eu tenho me preparado dia após dia, realizando treinos intensos na água e na academia. Estou com uma expectativa alta para subir no pódio geral dos 3km. Esse torneio é muito importante, porque quem se destaca consegue garantir vaga para disputar o mundial.”

Conquistas

A atleta é destaque nas provas de maratonas aquática, com direito aos pódios no segundo lugar (2017 e 2018) e terceiro lugar (2019) no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas. No entanto, sua trajetória já é vitoriosa desde seus 14 anos, quando foi premiada pela Federação Baiana do Desporto Aquático (FBDA) como atleta destaque do ano de 2017. Além disso, ela é tetracampeã da Travessia da Bahia de Todos os Santos (TBTS) e possui convocações e participações na Seleção Brasileira em seu currículo.

Contemplada pelo FazAtleta desde 2020, Claudine agradeceu à Sudesb por todo o apoio. “Estou grata por tudo que o Governo do Estado me oferece. Sem ele, eu não teria conquistado tudo que conquistei. O programa sempre esteve presente comigo em todas as viagens e competições. Levei o nome do Faz Atleta e da Bahia comigo para todos os lugares que competi”, expressa a maratonista.

Related posts

Resultados dos jogos desta terça-feira, 14/10/2025

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2927, e prêmio vai a R$ 40 milhões

Crianças em tratamento contra o câncer recebem festa no Hospital Dom Tomás