Arrascaeta é eleito Rei da América em 2025; Filipe Luís e Gabi Zanotti também são premiados
Uruguaio do Flamengo lidera votação do tradicional prêmio do jornal El País; brasileira do Corinthians vence entre as mulheres pelo segundo ano seguido
Da Redação - Arrascaeta Flamengo x Gremio 31-08-2025 - Brasileirão - Foto Divulgação / Flamengo
A Conmebol divulgou nesta quarta-feira os vencedores da premiação que reconhece os melhores do futebol sul‑americano em 2025, organizada pelo jornal uruguaio El País. O grande destaque foi Giorgian De Arrascaeta, eleito Rei da América após receber 179 dos 264 votos possíveis, superando nomes como Lionel Messi, segundo colocado na disputa.
O meia do Flamengo viveu uma temporada de protagonismo: disputou 64 partidas, marcou 25 gols, deu 20 assistências e conquistou quatro títulos — Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores. O clube ainda chegou à final da Copa Intercontinental, perdendo para o Paris Saint‑Germain nos pênaltis.
Na categoria feminina, criada em 2021, a brasileira Gabi Zanotti foi escolhida a melhor da América pelo segundo ano consecutivo. Camisa 10 do Corinthians e destaque na campanha do título da Libertadores, ela recebeu 71 votos, superando Marta, do Orlando Pride, que ficou em segundo lugar com 27.
O Flamengo também celebrou o prêmio de melhor treinador do continente, conquistado por Filipe Luís. Em sua primeira temporada completa à frente da equipe, o técnico somou 48 vitórias, 16 empates e nove derrotas, superando Gustavo Costas (Racing) e Gustavo Alfaro (seleção do Paraguai).
Criado em 1986, o prêmio Rei da América é um dos mais tradicionais do continente. Em 2024, o brasileiro Luiz Henrique, então no Botafogo, havia sido o vencedor. Arrascaeta, agora coroado, já havia figurado no pódio em 2019 e 2022.