Bahia nos Jogos da Juventude 2025: Ana Carolina conquista primeira medalha da Bahia com bronze no Wrestling
Ascom Sudesb / Maurício Viana
Atleta é apoiada pelo programa Faz Atleta
Com 15 anos e histórico de Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e Jogos da Juventude, Ana Carolina Almeida conquistou sua primeira medalha e a primeira da Bahia nesta edição dos Jogos de 2025 em Brasília. A estudante atleta de Salvador contemplada pelo programa FazAtleta subiu ao pódio com o bronze na categoria -43 kg feminino do Wrestling nesta segunda-feira, 15, na capital federal.
“Acabei de conquistar essa medalha de bronze na luta olímpica feminina. É muito importante para mim porque não é meu primeiro Jogos e por perceber que após tantas tentativas consegui coroar minha trajetória. É muito gratificante e muito bom esse momento”, comenta Ana após subir ao pódio montado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), local central das disputas.
“A medalha de Ana foi muito importante, principalmente com o grupo, que se motivou muito mais. Todos, agora, estão acreditando que são capazes de chegar e a gente tem uma perspectiva grande, pelo menos trazer mais uma medalha hoje e conseguir subir no pódio na quarta-feira A Ana está fazendo por equipe, fortaleceu muito a confiança do grupo e trouxe uma motivação que estava precisando para os demais, principalmente os meninos menos experientes. Ela mostrou a importância da perseverança”, comenta Thiago.
Ele cita também que outros atletas podem subir ao pódio novamente nesta edição, inclusive, com as disputas desta terça-feira, 16, nos naipes feminino da luta livre meio-pesada e pesada; e masculino no estilo greco-romano. Ao todo, cinco baianos sobem ao tatame. Eles buscam seguir a tradição baiana, que, no ano passado, conquistou dois bronzes, com Pedro Sampaio, de Lauro de Freitas, no -48 kg; e Lucas de Oliveira, de Feira de Santana, no -65 kg.
“É como falo para os meus alunos, só não chega na medalha quem desiste do processo, não é fácil. Mas precisa de muita disciplina, de muitas coisas. Com a disciplina, você consegue ir para os treinamentos quando você quer, quando você não quer também e isso vai fazendo que as medalhas se aproximem mais e mais”, conta como motiva sua delegação, que, ao lado do treinador Glauber Rocha, da Chapada Diamantina, conta com 11 lutadores.
Já Ana também agradece ao apoio do programa FazAtleta, do Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). “Quero agradecer muito ao FazAtleta que me ajuda a me manter focada nos treinos e também foi muito importante neste processo de me desenvolver no Esporte”, finaliza.
Delegação Baiana no Bloco 2 – A Bahia conta com 54 atletas (águas abertas, basquete, futsal, triathlon, vôlei de praia e wrestling), dez técnicos e quatro oficiais neste segundo bloco. Além do Wrestling, o triathlon e as águas abertas começam a partir desta terça-feira, 16, respectivamente, na Orla JK e no IATE Clube de Brasília, ambas com boas chances de medalhas por serem tradição do Estado no esporte.
A estreia das modalidades coletivas aconteceu nesta segunda-feira, 15, com as duplas masculinas e femininas do vôlei de praia, advindas de Salvador; o basquete masculino de Irecê; o basquete feminino de Salvador; o futsal masculino de Eunápolis; e o futsal feminino de Souto Soares. O destaque ficou para as vitórias na estreia do vôlei de praia feminino por Suane e Samara de forma contundente e do basquete masculino em partida disputadíssima na prorrogação.
Nesta edição, a delegação da Bahia será representada por 191 pessoas, sendo 172 competidores, que viajam divididos em três grupos: primeiro no dia 09 de setembro; segundo no domingo, 14; e terceiro no dia 20 deste mês. O bloco um contou com 44 atletas das modalidades de atletismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e tiro com arco, enquanto o terceiro bloco encerra a participação baiana com 74 atletas (badminton, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo e voleibol), 11 técnicos e três oficiais.
Dentre as 17 modalidades com baianos, 26 cidades da Bahia estarão representadas, com Abaíra, Aporá, Casa Nova, Castro Alves, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itacaré, Jacobina, Jaguarari, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mata de São João, Nova Viçosa, Pojuca, Porto Seguro, Remanso, Salvador, Seabra, Serrinha, Souto Soares, Uruçuca e Várzea Nova. A delegação conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), da Setre e da Sudesb.
Jogos da Juventude 2025 – A competição nacional está sendo realizada em 33 instalações esportivas (13 instalações simultâneas e 16 locais de competição), com cerca de 4.700 jovens atletas de todo o país – número recorde do evento -, e com a realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ao todo, 20 modalidades serão disputadas até 25 de setembro, com a transmissão pelo canal do Time Brasil no Youtube e no Tik Tok Time Brasil.
Entre os nomes que passaram pelos Jogos estão as campeãs olímpicas Beatriz Souza e Sarah Menezes, ambas do judô, e Duda Lisboa, do vôlei de praia; os medalhistas olímpicos Alison dos Santos “Piu”, Caio Bonfim e Rosângela Santos, do atletismo; Mayra Aguiar, William Lima e Larissa Pimenta, do judô; Fernando Scheffer, da natação; Ana Cristina Souza, Roberta Ratzke, Rosamaria Montibeller e Carolana, do vôlei; além de Rodrygo, jogador da seleção brasileira masculina de futebol e do Real Madrid.