Em semana de muito tênis de mesa, baiana Gabriela Santiago conquista três medalhas representando o Brasil no sul-americano da modalidade
A mesa-tenista de Serrinha é contemplada pelo programa FazAtleta, do Governo do Estado
Ascom Sudesb
Na véspera do Dia Mundial do Tênis de Mesa, celebrado nesta terça-feira, 22, o mundo do tênis de mesa é brasileiro, após o título de Hugo Calderano na Copa do Mundo de Tênis de Mesa na China no último domingo, 20. Mas, o tênis de mesa da Bahia não fica para trás na data com o excelente desempenho de Gabriela Santiago, apoiada pelo FazAtleta, que fez parte do time brasileiro campeão geral do V Campeonato Brasileiro Sul-americano Master de Tênis de Mesa, no Rio de Janeiro, na última semana.
Campeonato
Ao todo, o Brasil conquistou 10.560 pontos e 73 medalhas no evento realizado no Velódromo do Parque Olímpico, na capital carioca, seguido pelo Chile (7.220 pontos) e pela Argentina (2.845 pontos). A competição foi disputada em quatro categorias: Individual Olímpica, Equipes Masculinas e Femininas, Equipes Mistas e Duplas Masculinas e Femininas, com separação por idades.
O desempenho de Gabriela já começou com o título individual na terça-feira, 15, seguido pelo bronze nas duplas femininas na quarta-feira, 16, e as quartas de final nas duplas mistas ao lado do paulista Victor Araki, um dos principais mesa-tenistas da sua categoria no cenário nacional, na quinta-feira, 17. No entanto, o último dia reservou a terceira medalha na cor prata para Gabriela novamente ao lado de Lilian.
A mesa-tenista baiana comemora muito os resultados após altos e baixos entre dezembro do ano passado, quando atingiu o topo com série de vitórias no território nacional, e março deste ano, quando esperava melhores resultados jogando em casa na Copa Brasil de Tênis de Mesa Salvador 2025.
“Às vezes, o atleta está vindo de um desempenho muito bom e tem uma queda. Mas, depois consegue desempenhar melhor ainda do que estava. E foi isso que aconteceu na minha história. Eu voltei a jogar, tive excelente desempenho por toda a jornada e, quando chegou na fase mais difícil, tive uma queda no desempenho. Mas, eu redirecionei minha mentalidade e minhas análises do jogo para conseguir melhorar”, pontua.
FazAtleta
Apoiada a dois anos pelo programa do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), ela destaca a importância do programa nessa retomada da sua carreira e no suporte financeiro para poder focar apenas no jogo e redirecionar sua mentalidade para os torneios.
“Desde a minha primeira competição nacional, quando voltei a jogar, eu tenho apoio da Sudesb e do FazAtleta e só por isso consegui participar das competições no cenário nacional. Eu não teria participado de nenhuma competição e obtido todas essas possibilidades, oportunidades de percorrer e, com menos de dois anos, ter esses resultados promissores. Eu espero que venham mais vezes mais oportunidades e mais anos, juntamente com o Faz Atleta e com a Sudesb, para que eu possa ver até onde a gente pode chegar representando o estado da Bahia”, finaliza Gabriela.
O tênis de mesa da Bahia e Gabriela não param. A atleta de Serrinha já segue na Região Metropolitana de Salvador (RMS) após chegar de viagem para disputar a primeira etapa do Campeonato Baiano de Tênis de Mesa 2025, que acontece neste sábado, 26, a partir das 8h, na Arena P2, no bairro do Bonfim, em Salvador.
Presidente da Federação de Tênis de Mesa da Bahia (FTMBA), que promove o evento, Caio Souza enaltece os feitos realizados por Gabriela e a força que o tênis de mesa da Bahia e do Brasil ganha com os resultados. “Gabriela trouxe mais um grande resultado para casa, elevando o nome da Bahia no cenário nacional e internacional do tênis de mesa, que também cresce em visibilidade com Hugo Calderano. É muito orgulho para o tênis de mesa não só do Brasil, como da Bahia, na mesma semana”.
Ascom Sudesb
Maurício Viana