Circuito Agro do Sebrae realiza oficinas de capacitação para comunidades do município de Remanso
Cerca de 140 produtores rurais ligados à agricultura familiar prestigiaram o evento
Por Carlos Humberto para ML Comunicação
Com o propósito de promover a cultura e o fortalecimento das cadeias produtivas da região, o Sebrae promoveu em comunidades de Remanso, de 12 a 14 de setembro, oficinas de capacitação para produtores rurais ligados à agricultura familiar, tendo como parceira a Sala do Empreendedor do município.
As atividades comandadas pelo analista técnico do Sebrae em Juazeiro, Edlan Amaral, buscam facilitar a qualificação dos produtores e produtoras rurais, através de temas com foco no associativismo, uso das redes sociais para vendas e gestão financeira dos negócios. A novidade, que trouxe resultados benéficos para a iniciativa, foi a participação do Sebrae na Feira Agroecológica do município, oferecendo orientação técnica in loco.
Para a coordenadora da sala do empreendedor local, Samara Magalhães Ferreira, falar do Circuito Agro Sebrae é falar de compromisso, de um programa de capacitação que visa fortalecer a cultura empreendedora entre os produtores rurais. “Também é importante destacar a troca de experiências que fortalece o empreendedorismo rural na luta para a valorização do setor e do desenvolvimento da nossa comunidade que é símbolo de força e resistência”, afirma Samara.
Representando o assentamento Canaã, Marcilene Chagas de Medeiros agradeceu ao Sebrae por levar conhecimentos importantes para a qualificação da população que tira seu sustento das terras produtivas. “Somos muito gratos pela oportunidade de participar de encontros dessa importância, que trazem tantos conhecimentos fundamentais para o crescimento da nossa comunidade”.
A coordenadora do grupo Flor do sertão da Comunidade Pimenteira, Edna Alves dos Santos, considerou que a palestra sobre associativismo no campo trouxe conceitos importantes para o entendimento do sentido correto de saber empreender. “Saímos daqui sabendo a importância do trabalho em equipe para fortalecer cada vez mais a nossa associação e conquistar os objetivos do nosso grupo”, reconheceu.
Na opinião do analista técnico do Sebrae e coordenador do projeto na região, Edlan Amaral, o município de Remanso se destaca pela adesão dos homens e mulheres do campo às propostas do projeto, formando uma equipe que abraçou a causa. “Eles já têm a compreensão do que é ser empreendedor e isso deixa para nós do Sebrae a sensação do dever cumprido a cada encontro que promovemos”, conclui.