Com novo projeto editorial, Revista Conexão apresenta cases de empreendedorismo na Bahia

Com novo projeto editorial, Revista Conexão apresenta cases de empreendedorismo na Bahia

Publicação, que chega à sua 226ª edição, é um produto editorial do Sebrae no estado

Redação

A edição 226 da Revista Conexão acaba de ser lançada. A publicação do Sebrae Bahia está com novo projeto editorial e traz como conteúdo cases de sucesso de empreendedores do estado, impulsionados pela entidade. O material pode ser acessado na plataforma Issuu, gratuitamente, e também apresenta versão impressa.

A matéria de capa “Produzir e preservar” traz a história de duas pesquisadoras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) que criaram a startup Puba, que produz insumos (extratos naturais a partir de espécimes da Caatinga e do Cerrado) para indústrias de cosméticos e para o agronegócio. A partir do apoio que recebem do Sebrae, Táris Maria e Acsa Magalhães passaram a participar de eventos nacionais com foco em inovação e tecnologia. As sócias têm voado alto e, em 2025, concorreram ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. “Os extratos de plantas nativas da Caatinga e do Cerrado ainda são pouco explorados. Vamos montar uma empresa a partir desses elementos”, disseram as cientistas, durante uma trilha na cidade de Santo Amaro, que originou a criação da empresa.

Revista Conexão Crédito Darío G Neto (002)

Outro texto que prende a atenção dos leitores é o “Empreendedorismo da cabeça aos pés”, que trata da criação da Bicipr3ta, uma empresa que promove a valorização da identidade cultural afro no ciclismo, com educação, estímulo à sustentabilidade e segurança. “No nosso grupo de ciclistas formado por mulheres pretas percebi que não usávamos capacete. Os equipamentos disponíveis no mercado não comportavam nossos cabelos”, comenta a empreendedora Lívia Suarez, idealizadora dos capacetes para ciclistas FortheBlack, especialmente elaborados para pessoas que têm cabelos crespos volumosos.

Revista Conexão Crédito Igor Fagner (002)

Em “Desafios e Sucesso”, a publicação mostra que o Empretec foi a mola propulsora que ajudou a alavancar a Zafir Cosméticos. A empresa começou modestamente em 2020 e, após o apoio do Sebrae, se firmou no nicho e atualmente está presente em mais de mil salões de beleza em 10 estados. Nos últimos anos, a empresa já fabricou 70 mil itens e o atual portfólio da marca contém mais de 100 itens ativos. “Existe uma Zafir Cosméticos antes e outra depois do Sebrae”, afirma Júnior Bispo, CEO da empresa.

Revista Conexão Crédito João Jr_ (002)

A matéria “Educação floresce no Semiárido” mostra como uma escola quilombola de Irecê conquistou um prêmio nacional com projeto de sustentabilidade, identidade e empreendedorismo. A escola Municipal Anísio Teixeira está localizada na comunidade quilombola de Lagoa Nova. A instituição de ensino participou do Programa ALI Educação Empreendedora, executado pelo Sebrae, que inclui oficinas com professores e aplicação de ferramentas pedagógicas direcionadas ao empreendedorismo, culminando com duas edições da Feira Literária Gastronômica. Para a diretora da unidade escolar, Neuma da Conceição, “a parceria com o Sebrae foi fundamental para a realização desses projetos tão exitosos. Trouxe ferramentas, formação e inspiração”, avaliou.

Com linguagem acessível e foco no desenvolvimento dos pequenos negócios, a edição 226 traz mais casos de empreendedores da Bahia, evidenciando a diversidade, a criatividade e a força do empreendedorismo em todo o estado. Além disso, a publicação mostra, através das histórias, que o empreendedorismo é um caminho possível e que os desafios podem ser superados.

Related posts

Jogos programados para este sábado, 31/01/2026

Resultados dos jogos desta quinta-feira, 29/01/2026

Jequié vence e entra no G4 do Baianão