Comitiva da FIEPE cumpre agenda em Petrolina e Lagoa Grande
Por Carlos Laerte
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Bruno Veloso; o diretor Administrativo, Sebastião Pontes; e o superintendente da FIEPE/IEL, Israel Erlich, cumpriram uma extensa agenda em Petrolina e Lagoa Grande, nesta quinta (31) e sexta-feira (1º).
Na manhã do primeiro dia, acompanhados do diretor adjunto da FIEPE no Sertão do São Francisco, Huberto Costa, concederam entrevistas a Waldiney Passos, da Rádio Rural FM, e a Daniel Campos, da Grande Rio FM. Na ocasião, anunciaram as novidades e objetivos do Seminário de Gestão do Sertão do São Francisco e apresentaram a posição da indústria pernambucana sobre a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras, que entrará em vigor em 6 de agosto. A temática também pautou o encontro da comitiva com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho.
Em seguida, o grupo visitou as obras de reforma e ampliação do SESI Petrolina. A expectativa é que, até o final de setembro, sejam entregues à população novas salas, laboratórios e quadras poliesportivas da Escola de Referência Empresário Rafael Coelho, ampliando a capacidade da unidade para atender 1.015 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Após o almoço na Unidade Regional Sertão do São Francisco da FIEPE, a comitiva participou da reunião do Conselho Regional, que contou com a presença da prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, e do vice-prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Anselmo Gomes. Durante a reunião, o presidente Bruno Veloso expôs a posição da FIEPE sobre o tarifaço norte-americano e apresentou o Sistema FIEPE, detalhando ações, cenários e perspectivas da indústria pernambucana. “Uma indústria forte é estratégica para o país, já que está presente em todos os setores da economia — do agro ao comércio, dos serviços à mineração”, destacou, após ouvir as opiniões e preocupações das lideranças políticas e empresariais.
À noite, Bruno Veloso realizou a abertura do Seminário de Gestão do Sertão do São Francisco, no auditório da Univasf. Em sua 6ª edição, o evento reuniu mais de 420 pessoas e contou com palestras de Rossandro Klinjey e Aléssia Saluára. “Este seminário é um estímulo ao crescimento, à competitividade e ao desenvolvimento empresarial desta região, que tem importância fundamental para Pernambuco e para o Brasil”, ressaltou.
Na sexta-feira, depois de visitar a Quy Sorwetto — indústria que vem se destacando em todo o Brasil com uma produção de 17 mil toneladas/dia de sorvetes —, a comitiva foi recebida em Lagoa Grande pela prefeita Catharina Garziera e pelo ex-prefeito e pioneiro da vitivinicultura do Vale do São Francisco, Jorge Garziera. Entusiasmado com o desenvolvimento da capital nordestina da uva e do vinho, Bruno Veloso destacou a importância dos novos equipamentos públicos e a qualidade dos vinhos do município, que já foram premiados nacionalmente. “Sentimos que muitas parcerias serão realizadas, objetivando participar efetivamente dos projetos estruturadores de Lagoa Grande. O primeiro passo certamente será dado em outubro próximo, quando a FIEPE irá participar das mobilizações para o sucesso da Vinhuva Fest”, concluiu.