Cooperativas de todo Brasil confirmam participação no International Coop Semiárido (ICS)

Cooperativas de todo Brasil confirmam participação no International Coop Semiárido (ICS)

Por Carlos Laerte

Principais apoiadoras do International Coop Semiárido (ICS), evento que vai movimentar o Vale do São Francisco, entre os dias 31 de julho e 02 de agosto, as instituições do Sistema OCB, em Pernambuco e na Bahia, estão ultimando os preparativos para mobilização e participação de várias iniciativas exitosas do cooperativismo em convivência com o Semiárido. O Sistema OCB Nacional também já adquiriu vagas no evento, garantindo a participação de cooperativas de outras regiões do país.

Para discutir o Semiárido nordestino, o Sistema Oceb e o Sistema OCB/PE, vêm trabalhando conjuntamente com a WEX, realizadora do evento, visando compor a grade de programação, que vai movimentar o Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Juazeiro.

Serão três dias intensos com especialistas em recursos hídricos, agricultura, energia renovável e desenvolvimento sustentável de várias partes do mundo que vão movimentar as palestras, seminários, dinâmicas paralelas (workshops) e painéis de discussão. Serão abordados temas como: tecnologia e inovação para o crescimento sustentável, mudanças climáticas, educação, desenvolvimento econômico e social.

Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a realização do ICS tem como propósito principal a discussão e reflexão de como as cooperativas e o cooperativismo podem e devem contribuir para o desenvolvimento da região do Semiárido. “Discutir o Semiárido nordestino é discutir o bioma Caatinga, a população que vive nele, a economia, a realidade do semiárido brasileiro e nordestino”, ressaltou.

De acordo com o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, o Semiárido nordestino é muito especial porque nele vive uma grande população, diferentemente de outras regiões semelhantes no mundo.“É preciso considerar o aspecto rural, da produção, da sustentabilidade, e, também, cuidar do urbano, com grandes aglomerações urbanas, problemas e soluções complexas. A grande discussão é como viver com qualidade nessa região, que chove pouco e de forma irregular, e construir uma sociedade com mais equidade e melhoria nas condições de vida”, questiona. Para maiores informações sobre o evento, acesso o site: www.ics.coop.

Related posts

Resultados dos jogos desta quarta-feira, 05/11/2025

Com um jogador a menos, Flamengo deixa escapar vitória sobre o São Paulo

Cruzeiro vence o Grêmio fora de casa e segue firme na briga pelo título