Dupla baiana de vôlei de praia conquista medalha de bronze no Jogos da Juventude

Dupla baiana de vôlei de praia conquista medalha de bronze no Jogos da Juventude

As soteropolitanas de Cajazeiras venceram a disputa contra as maranhenses em Brasília-DF

Ascom Sudesb – Jéssica Tavares

A Bahia conquistou mais uma medalha no Jogos da Juventude 2025, nesta sexta-feira (19). As baianas Samara Brandão e Suane Audir subiram no pódio da maior competição escolar do Brasil, junto as amazonenses em segundo lugar e as campeãs do estado da Paraíba. Alunas de colégio público de Cajazeiras, um dos maiores conglomerados urbanos da América Latina, a dupla se despediu de Brasília, sede da competição, neste sábado (20).

Com a vitória por dois sets a zero sobre as maranhenses Maelly Chaves e Nicolly Oliveira, Suane Aldir com 16 anos e Samara Brandão de 17 anos levaram a Bahia para a primeira divisão do Jogos da Juventude. Com isso, em 2026, a Bahia terá suas representantes na categoria principal da competição. Samara fez sua última participação neste ano, pois o limite máximo de idade da competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é de 17 anos. 

A trajetória das baianas na competição foi de muita competência: ganharam as duas partidas da fase de grupos sem perder set; se classificaram às semifinais com uma vitória por dois sets a um contra a dupla do Pará; e na classificação para a final, perderam para as representantes do Amazonas.

Amigas dentro e fora da quadra, após a vitória na quadra de areia do Parque da Cidade, a dupla estava muito feliz com a medalha de bronze. “Vou levar uma medalhinha para a Bahia, algo que eu tanto queria. Não foi o ouro, mas foi uma medalha de bronze e eu tô muito feliz”, comenta Samara Brandão. Na cerimônia de premiação, as medalhas foram entregues pela medalhista olímpica de vôlei de praia, Ágtha Rippel, uma das embaixadoras dos Jogos da Juventude 2025 e ídola das baianas.

Alex Rufino, técnico das meninas, conta que o Colégio Estadual Edvaldo Brandão fomenta e potencializa seus talentos, oferecendo uma infraestrutura necessária para a prática e fazendo com que jovens almejem seguir a carreira esportiva, tendo inclusive exemplos baianos integrando Seleção Brasileira de Vôlei de Praia.

Delegação Baiana no Bloco 2

A Bahia foi representada por 54 estudante-atletas de águas abertas, basquete, futsal, triathlon, vôlei de praia e wrestling, com dez técnicos e quatro oficiais. Além do vôlei de praia, o wrestling também teve representante medalhista, Ana Carolina Almeida, 15 anos, foi medalha de bronze na última segunda-feira (15).

Bahia no Jogos da Juventude

Nesta edição, a delegação baiana será representada por 191 pessoas, sendo 172 competidores, além de técnicos, dirigentes e jornalistas, que viajam em três grupos: o primeiro saiu de Salvador dia 09 de setembro, o segundo no domingo (14) e o terceiro e último desembarca na capital federal neste sábado (20), com embarques saindo dos aeroportos de Ilhéus, Petrolina, Porto Seguro e Salvador. As passagens aéreas e uniformes da deleção do estado são concedidas pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Jogos da Juventude 2025

A competição nacional organizada pelo COB está sendo realizada em 33 instalações esportivas (13 instalações simultâneas e 16 locais de competição), com cerca de 4.700 jovens atletas de todo o país. Ao todo, 20 modalidades serão disputadas até 25 de setembro, com a transmissão pelo canal do Time Brasil no Youtube e no Tik Tok Time Brasil.

 

 

Related posts

Botafogo supera o Bahia no Nilton Santos e entra no G-4 do Brasileirão

Palmeiras domina e vence o Vasco no Allianz Parque

Resultados dos jogos desta quarta-feira, 01/10/2025