Em palestra, empresários de Juazeiros aprendem como usar IA para transformar seus negócios
Encontro atraiu empreendedores do Vale do São Francisco e interessados em conhecer formas inovadoras e produtivas para aplicar nos negócios
A agência Sebrae em Juazeiro, no Norte da Bahia, reuniu na terça-feira (14), em sua sede, cerca de 20 empreendedores e empreendedoras de vários segmentos da economia regional, para participar de palestra dinâmica e esclarecedora sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no gerenciamento dos negócios no dia a dia,
Conduzido pelo consultor Paulo Wataru, articulador IA Pro Semiárido, CEO Eco-Startup Gnuvem, com Licenciatura em Matemático e Mestre em Gestão Socioambiental, o encontro foi apresentado de forma objetiva com exercícios e exemplos práticos sobre o uso da IA como ferramenta que transformam a gestão das empresas em atividades inovadoras de sucesso, que geram receitas para o desempenho sustentável dos negócios e assim ganhar visibilidade no mercado.
Na visão do analista do Sebrae e coordenador do evento Edlan Amaral, a Inteligência Artificial é um instrumento de apoio poderoso. “Com o uso da IA, os empreendedores podem otimizar processos, gerar insights e potencializar resultados. Mas ela não substitui a criatividade e o olhar estratégico dos empreendedores, que continuam sendo essenciais para inovar e crescer. O Sebrae segue comprometido em apoiar o desenvolvimento sustentável e competitivo dos negócios na região”, ressaltou.
Repercussão
O empresário Breno Gabriel da Silva Souza, dono da CESST Engenharia, especializada em segurança do trabalho, afirmou que os ensinamentos apresentados pelo consultor atenderam a expectativa. “O que aprendi hoje sobre o uso da IA nos negócios vai contribuir decisivamente para o meu próprio desenvolvimento. Bem explicado pelo consultor, o tema não se resume apenas a fazer uma pergunta e obter uma resposta. Ele traz conceitos importantes que facilitam obter auxílio para aprofundar e desenvolver políticas sustentáveis”, disse.
Da mesma forma, o empresário Isaac Junior Santos de Oliveira, proprietário da empresa Universo Militar, aplaudiu a iniciativa do Sebrae que, segundo ele, se preocupa com os empresários da região trazendo informações que são cruciais para o desenvolvimento dos negócios. “Na minha opinião, as lições contidas nesta oficina preenchem uma lacuna importante e necessária para o empresário gerir de forma prática e confiável o dia a dia da sua empresa. Usei o meu celular para gravar essa verdadeira aula de conhecimento do uso da IA como ferramenta de trabalho e pretendo aplicar na minha empresa imediatamente”, celebra o empresário.